Por Nicolau Piratininga
É formado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e entusiasta da fotografia. Realizou diversos cursos de especialização em artes e em fotografia, além de atuar em projetos paralelos de registros fotográficos da cidade de São Paulo. Foi gerente da divisão Conservart da empresa Molducenter, especializado em montagens de materiais Fine Art. Possui expertise em acondicionamento, conservação e restauro de acervos em papel. Em 2014 tornou-se o primeiro latino americano a obter o certificado Guild Commended Framer pela Fine Art Trade Guild na Inglaterra de emolduramento de obras de artes.  peixeseco@gmail.com

O que vem por aí

Para mim, o registro e a guarda das fotos registradas sobre papel referendam o trabalho fotográfico por completo.

por Revista FHOX Publicado há 3 anos atrás | por Nicolau Piratininga

Todo meu interesse, assim como minha especialização, está nas fotos registradas sobre papel. Para mim, o registro e a guarda nesse material referendam o trabalho fotográfico por completo. Assim, você pouco me verá usar esse espaço para falar sobre arquivos digitais.

É claro que os cuidados com seu acervo digital devem ser enormes, e minha sugestão é que você tenha vários backups em lugares diferentes e mantenha todos bem organizados e atualizados. Se tiver dificuldades, peça ajuda, existem empresas e profissionais especializados nisso.

Mas a preocupação aqui está na conservação das fotografias em papel impressas hoje e naquelas que vem se perpetuando com o passar do tempo. Minha atuação nessa área vai desde negativos de vidro do século XIX até impressões fine art e metacrilatos.

Focando no papel, vou desmitificar um pouco sobre termos usados em materiais de conservação como: acid-free, pH neutro, lignina e museológico e também tratar dos seis tópicos de degradação de uma fotografia: variação de temperatura, variação de umidade, raios UV e infravermelhos, poluição, insetos e o uso de materiais inadequados para guarda ou montagem.

Com o clima do nosso País, uma foto pode ser perdida em pouco tempo se não tivermos um mínimo de cuidado. Neste blog darei dicas do que pode ser feito e o que devemos evitar para proteger nossos registros fotográficos.