Por Renato Rizzutti
Fotógrafo e professor há 20 anos, na FHOX lidera a produtora FHOXPlay

Nova Blackmagic Pocket Cinema 6k

Quem pretende migrar para esta câmera terá a vantagem do encaixe EF que é uma das grandes novidades do modelo

por Revista FHOX Publicado há 2 meses atrás | por Renato Rizzutti

Recentemente, estive na SET EXPO 2019 – Feira de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, que ocorreu entre 26 a 29 de agosto, no Expo Center Norte em São Paulo. Na ocasião, conversei com o Fabio Angelini, da Pinnacle Broadcast, sobre o lançamento da câmera Pocket Cinema 6k da BlackMagic.

Quem pretende migrar para esta câmera, com o objetivo de obter imagens com aspecto mais cinemático, terá a vantagem do encaixe EF que é uma das grandes (e mais polêmicas) novidades do modelo. Eliminando, assim, a necessidade do uso de adaptadores para utilizar objetivas Canon, Zeiss, Sigma etc.

Esta câmera conta com sensor super 35mm, 6k, HDR Full e gama dinâmica de até 13 Stops. Por ser uma câmera cinematográfica avançada, o sensor foi desenvolvido para reduzir significativamente o ruído térmico, proporcionando sombras mais limpas em ISOs mais elevados.

BlackMagicDivulgação

 

O corpo é construído em fibra de carbono e policarbonato, possui monitor de 5” e conta com empunhadura multifunção. Na captação de áudio conta com quatro microfones de alta qualidade que possuem cancelamento de ruído ativo.

Ela grava em até 50 fps em 6144 x 3456 (16:9), 60 fps em 6144 x 2560 (2.4:1), 60 fps em 5744 x 3024 (17:9). Para taxas mais elevadas, é possível cropar o sensor e gravar até 120 fps em 2.8k. Por padrão o formato de gravação é o Apple ProRes (10bits) em todos os formatos até 4K ou BRAW de 12 bits e em todos os formatos até 6K gerando imagens e cores incríveis.

Na parte de conectividade, a câmera conta com saída HDMI para monitoramento externo, entrada miniXLR e USB-C (para gravação em HD externo). No pacote está inclusa uma licença PRO do software Davinci Resolve.

Na minha opinião, a BlackMagic deve considerar acrescentar estabilizador de imagem no corpo, monitor móvel e autofoco em futuros modelos. Tornando suas câmeras mais eficientes. Se quiser saber mais novidades apresentadas durante a SET, fique de olho no nosso site. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão para a coluna, entre em contato: video@fhox.com.br.

Até a próxima!