Por Mozart Mesquita
É jornalista da Revista FHOX e diretor da Feira Fotografar. mozart@fhox.com.br

Meu primeiro blog

por Revista FHOX Publicado há 3 anos atrás | por Mozart Mesquita
Mozart_post01
Solarseven/Shutterstock

Após anos relutando em ter um blog, não resisti ao novo momento da FHOX, efetivamente cada vez mais on-line, e me joguei nessa aventura de escrever com certa frequência, num mesmo local, sobre um determinado tema.

Medo foi a primeira sensação ao olhar para o canvas branco do Word. Quer dizer que agora vou ter esse compromisso? Mas e o tema? E se não gostarem? Puuuuutz… Me enfiei numa roubada! Mas ao mesmo tempo, não dá para fugir dessa missão. Viajo muito cobrindo diferentes temas do universo de imagem. Já escrevo há anos para FHOX e o mundo mudou, agora as pessoas estão conectadas, você precisa botar para fora, passar isso pra frente”, businava no meu ouvido o Leo, meu irmão, sócio e editor.

O problema é que tem gente demais escrevendo sobre muita coisa. Então preciso de um tema peculiar, pensei eu. Algo que acrescente e não redunde. Tenho atuado no campo da economia criativa voltada para a imagem e tenho tentado aproximar criativos e marcas, na medida do possível. Escuto os dois lados, atendo os dois lados e sinto prazer em observar os dois lados. Percebo que figuras que exercem o papel que eu faço são importantes para construir pontes. Não existem muitas.

Acabei de voltar de uma viagem ao Vale do Silício. Já tinha ido à Califórnia, só que para Los Angeles. Desta vez estive em São Francisco, representando FHOX na conferência da TIPA, Associação Internacional de Revistas de Imagem, da qual somos os únicos representantes da América Latina. Sabia da fama do Silicon Valley por filmes, livros, notícias e pela influência que exerce em nossas vidas, a economia digital que emana de lá. Voltei impressionado com a cultura do Vale. Com um tipo específico de pessoas que encontrei por lá que pensam de forma parecida entre eles, com uma visão aguda do empreendedorismo de alto impacto. É fácil entender por que tantas empresas de sucesso na era da conexão total vêm de lá. O ambiente é propício ao surgimento de Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e afins…

Em São Francisco, estive com criativos, executivos, empreendedores, investidores e jornalistas. Fiquei feliz de ver, logo ao chegar lá numa reunião com a Apex Brasil, que o Brasil, apesar das suas dificuldades, está conectado com a região, mantendo um escritório de fomento a iniciativas empreendedoras do nosso País que queiram se aventurar por lá. Um trabalho sério, que talvez muita gente não conheça. Vamos falar disso aqui nos próximos posts. Descobri que vários brasileiros estão atuando na região, muitos com sucesso e pude entrevistar alguns deles. São histórias incríveis, que não envolvem apenas brasileiros e que vou relatar ao longo das próximas semanas neste blog e no novo portal FHOX. Antes de dizer até já, quero deixar claro o espírito deste espaço: colaboração. Se você quiser participar, sugerir, ou debater algum assunto em especifico, será muito bem-vindo e um grande prazer! Comente ou envie e-mail para: mozart@fhox.com.br.