Thalita Monte Santo
Por Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da  Revista FHOX. thalita@fhox.com.br

Os segredos da Macrofotografia Criativa

Recentemente lançado pela Editora Senac, o livro "Os segredos da Macrofotografia Criativa", é um prato cheio para quem deseja se aprofundar no segmento

por Revista FHOX Publicado há 3 meses atrás | por Thalita Monte Santo

Dentro de todas as práticas da fotografia, uma das que mais me chamam a atenção é a macrofotografia, também chamada fotografia em plano aproximado. Talvez seja por despertar a curiosidade sobre aquilo que o olho humano não é capaz de perceber com detalhes. Ou apenas por ser tão fascinante quanto as cores e formas que ela pode revelar.

Já faz algum tempo que venho fotografando pequenas coisas que encontro no dia a dia, com uma lente para celular mesmo, de forma bem amadora. De flores a insetos, descobri que as miudezas podem ser tão encantadoras quanto as paisagens feitas com grandes objetivas. 

Macrofotografia
(Thalita Monte Santo)

Sair no quintal aos sábados se tornou uma grande diversão para mim. Apesar de fotografar apenas por distração com o Smartphone, já consegui fotos das quais me orgulho de ter feito.

Coincidentemente, na mesma época em que os registros do quintal passaram a ficar mais frequentes, a Editora Senac São Paulo me encaminhou um de seus lançamentos, o livro Os segredos da Macrofotografia Criativa, do fotógrafo Denis Dubesset.

Macrofotografia
(Thalita Monte Santo)

Logo nas primeiras páginas eu já me animei, pois a publicação traz dicas e alguns conselhos para quem está começando no registro macro. O autor, que pratica a fotografia em plano aproximado há muitos anos, deixa claro que as possibilidades nesse campo são infinitas e podem surpreender tanto quem registra quanto quem apenas aprecia a imagem.

Ele relata na publicação como as evoluções tecnológicas e a fotografia digital o possibilitaram fazer fotos de tirar o fôlego. Logo no início, Dubesset deixa claro que sua intenção com o livro não é fazer um guia ou catálogo com técnicas sobre a macrofotografia, pois isso já foi feito diversas vezes mundo afora.

O que ele quer mesmo é apresentar as inúmeras possibilidades no campo macrográfico e suas vertentes de expressão artística. Apesar disso, ele não deixa de explicar quais são os melhores equipamentos para se usar, ângulos e até mesmo iluminação.

Os segredos da Macrofotografia Criativa é, sem dúvidas, item essencial para quem deseja se lançar no segmento. Seja para realizar trabalhos editoriais ou apenas para melhorar suas imagens feitas no quintal, aos sábados ensolarados, como uma maneira de deixar livre toda a sua imaginação.

Macrofotografia
(Thalita Monte Santo)
Macrofotografia
(Thalita Monte Santo)

Mais informações sobre o livro Os segredos da Macrofotografia Criativa  podem ser encontradas no site da Editora Senac.