Por Iara Moribe
Iara Moribe faz parte do Conselho Editorial da Revista FHOX e trabalha nela há 25 anos, desde que era uma escola de fotografia. vidadefotografo@fhox.com.br

Lugar de fantasias

A fotógrafa Elisiê Hein Souza relembra algumas das histórias que presenciou em 32 anos de carreira

por Revista FHOX Publicado há 2 anos atrás | por Iara Moribe

Elisiê Hein Souza é sócia-proprietária do Estúdio Foto Eleonora, em Santa Maria (RS). Tem 32 anos de profissão e seus trabalhos são focados no estúdio, de “zero a 90 anos”, com destaque às gestantes e, com menos frequência, casamentos.

Nesses anos intensos, fotografando diariamente, colecionou alguns momentos engraçados. Um noivo que desmaiou duas vezes na igreja ou a noiva que tinha bebido antes da cerimônia, e durante o casamento agarrava e beijava o noivo na frente do padre, que estava furioso e a mãe possessa. Ou a noiva que em vez de deixar o buquê na geladeira, colocou no freezer e ele congelou…

Para ela, cada dia fotografando é diferente do anterior. Emociona-se ao entrevistar os noivos, saber dos familiares ausentes e suas histórias. Ainda se surpreende com alguns noivos que aparentemente são “meio bagual”, mas na hora falam tão bonito que a noiva chora. E como não chorar junto?!

Porém, foi no estúdio que aconteceu uma história engraçada, gerando uma saia justa: “Estávamos fazendo uma sessão de uma senhora e tentávamos levantar o astral dela. Eis que minha sobrinha de sete anos entra e solta:

— Mas, tia, ai que coisa feia, parece uma bruxa!
A minha filha, então com seis anos, completa chamando a atenção:
— Lala! Aqui a gente não fala a verdade. Aqui é tudo fantasia!”