Thalita Monte Santo
Por Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da  Revista FHOX. thalita@fhox.com.br

Dia do leitor: 5 livros essenciais para fotógrafos

Resolvi separar cinco livros que todo fotógrafo deve ler ao longo da carreira

por Revista FHOX Publicado há 6 meses atrás | por Thalita Monte Santo

Como todo bom profissional, o fotógrafo precisa ler! Ler para estudar, ler para conhecer novos conceitos, técnicas, saber sobre tendências, descobrir novos fotógrafos e se manter atualizado. A leitura é a base essencial para boa parte das atividades no mundo. Por isso, aproveitando também o gancho do dia do leitor, resolvi separar cinco livros que todo fotógrafo deve ler ao longo da carreira. 

Crédito: skynesher/iStock
Para entender uma fotografia

livro

Escrito pelo fotógrafo John Berger e lançado no Brasil pela Companhia das Letras, o livro reúne 24 ensaios do próprio autor, organizados cronologicamente e escritos ao longo de mais de quarenta anos. Berge traz literatura, filosofia, psicanálise e metafísica para tratar de fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, André Kertész e Sebastião Salgado. Ele também reflete sobre o lugar da fotografia entre as belas-artes. O livro foi organizado por Geoff Dyer e traduzido por Paulo Geiger. É uma obra de apoio para quem deseja refletir mais sobre a prática a partir de trabalhos consagrados.

Como criar uma fotografia

livro

Como uma espécie de manual prático, o livro aborda o processo de criação de uma imagem ou uma série fotográfica. Os fundamentos vão desde as fases de planejamento e o desenvolvimento até a realização e a difusão dos resultados finais do projeto. O livro também explora uma variedades de práticas fotográficas, que vão de retratos, paisagens, naturezas-mortas à fotografias abstratas. As explicações possuem uma narrativa simples, o que faz com que o leitor siga fluidamente. É uma ótima ferramenta para levar a todo o lugar, principalmente na hora de treinar o olhar.

O olho do fotógrafo

livro

O olhar do fotógrafo – Composição e Design para fotografias digitais incríveis também é um livro que traz reflexões detalhadas sobre as técnicas.  Escrito por Michael Freeman, aborda composições mais básicas do design das fotos. Nele, o autor também fala sobre um gigantesco know how de tecnologias que são usadas para fazer a ampliação das possibilidades, sem que a visão do profissional seja comprometida.

Fotografia – O Guia Visual Definitivo do Século XIX à Era Digital

livro

Escrito por de Tom Ang, o livro conta a história da fotografia até os dias de hoje. É mais indicado para quem quer entender a fotografia como arte e como as primeiras fotografias influenciam as imagens atuais. Ele traz imagens históricas e algumas explicações sobre elas, sobre como elas foram feitas. A obra é indicada também para estudantes da história da arte. Além disso, é um livro que inspira, pois desperta ideias e faz entender o porquê da fotografia encantar tantas pessoas no mundo todo.

Gênesis

livro

Gênesis é uma das obras mais respeitadas da história da fotografia. Do brasileiro Sebastião Salgado, é essencial para aqueles que querem entender como documentar e poetizar cenas. Ele é o resultado das mais de 32 viagens feitas a pé, de avião, a bordo de navios, canoas e até mesmo a bordo de balões, com extremos de calor e condições de frio extremo e muitas vezes em condições perigosas. Salgado traz uma coleção de imagens que mostram a natureza, os animais e os povos indígenas com um brilho cativante, todas em preto e branco. Já é considerado a Bíblia da Fotografia.

livro

E aí, você já leu alguma das sugestões? O que achou? Conta pra mim. Se quiser, me escreva com outras sugestões de leitura. Indico também a leitura dessa análise que fiz em 2018: Os segredos da macrofotografia. 

Não se esqueça de compartilhar essa lista com seus amigos.