Por Marcio Prestes
Marcio Prestes é fotógrafo e trabalha junto com a esposa (e também fotógrafa) Kelly Schmidt no estúdio Kelly Schmidt Fotografia. Juntos, eles tocam um belo negócio de fotografia de casamento e família em Pelotas no Rio Grande do Sul. Palestrante da última Alasul e do FHOX On The Road Floripa, Marcio Prestes se destaca pelo trabalho diferenciado que vem fazendo. Sobretudo nas questões de ganhar mais tempo com fluxo de trabalho. Ter mais tempo para poder se fazer o que se gosta.

Você já perdeu fotos por não ter backup?

por Revista FHOX Publicado há 5 meses atrás | por Marcio Prestes

Ei, você, fotógrafo que está aí se esforçando para manter a agenda cheia de ensaios e eventos, alguma vez já perdeu fotos de clientes por não ter backup? Veja se a seguinte situação lhe parece familiar: você chega no escritório, descarrega os cartões de memória do último evento e por falta de tempo, falta de espaço ou pura preguiça, não faz backup como deveria.

Passam os dias e você simplesmente esquece. Outro evento chega e você formata os cartões para poder fazer seu trabalho. Um belo dia seu lindo HD estraga, dá pau, pifa, vai pro beleléu, e a conversa é sempre a mesma: perdi somente um evento, justo o que eu não tinha backup.

Eu me arrisco a dizer que semanalmente recebo uns três pedidos de socorro a respeito de recuperação de dados, solicitações de programas milagrosos e até gente querendo congelar o HD para ver se volta a funcionar (sim, isso é uma prática bem antiga no mundo da informática).

A melhor saída é não tocar no HD que “morreu” e enviá-lo à uma empresa de recuperação de dados, que vai arrancar-lhe os órgãos. Principalmente no momento em que perceber que o material contido dentro do disco pertence a um fotógrafo profissional!

backupAlexander Supertramp / Shutterstock

 

Caso você já tenha passado por isso ou conheça alguém que já, sou categórico e afirmo, a culpa é
inteiramente nossa e posso demonstrar! Passada a desculpa da falta de tempo, vamos ao que interessa: DINHEIRO!

Vejo as pessoas constantemente reclamando da falta de espaço nos seus HD’s, e quando questionadas por que não tem mais espaço de armazenamento respondem que falta verba para tanto. Pois bem, deixa eu fazer com você um cálculo rápido. Suponhamos que você não fez o backup como deveria e perdeu um evento. Vai gastar, para um HD de 2TB, em torno de R$ 4mil a recuperação dos dados (não importa que queira apenas 100GB, o valor é sobre o tamanho do disco).

Isso vai te dar um custo por Gigabyte de R$ 1,95 aproximadamente, além de tirar horas de sono, e
não raras vezes trazer junto uma gastrite! Caso você entregue para Deus e diga ao cliente que simplesmente perdeu as fotos dele, aí você tem um problema maior, porque ele vai no mínimo te processar.

Tá esperando o que? Corre e monta teu sistema de backups. Isso vai garantir a tua tranquilidade a felicidade dos teus clientes, além de longa vida ao teu negócio. Um abraço e até a próxima!