Por Fernanda Giarato
Fernanda Giarato é uma das mais competentes e talentosas fotógrafas de família e gestante de São Paulo. Palestrante de eventos como Digipix Experience, FHOX Newborn e Fhox Talks da Feira Fotografar. Ela conta com um negócio que atende clientes em busca de sessões de alto nível com experiências diferenciadas na fotografia de gestante e de família.

Fotografia de gestante com Fernanda Giarato

A fotógrafa Fernanda Giarato estreia novo blog no site da FHOX para falar de fotografia de gestante e sua influência no segmento de fotografia de família

por Revista FHOX Publicado há 2 anos atrás | por Fernanda Giarato

É com muito prazer que hoje dou um oi diferente aqui no blog da FHOX!
Meu nome é Fernanda Giarato, sou fotógrafa de gestantes, newborns, bebês e famílias há quase 7 anos.
Comecei em 2010 fazendo alguns ensaios sensuais femininos mas, apesar de achar o máximo fotografar uma mulher com a auto estima lá em cima, percebi que não era esse segmento que sonhava! Eu queria fotografar as mulheres SIM, mas em algo mais significativo e que envolvesse sentimento! Foi quando resolvi apostar nas futuras mamães… porque sem dúvidas a gravidez é um dos períodos mais importantes e sonhados na vida delas!

unnamed (4)

Minha especialização na fotografia de gestantes aconteceu naturalmente no decorrer deste período de transições e conhecimentos e, é claro, sempre diante de muitos erros e acertos. Mas a minha facilidade na direção, criatividade e naturalidade com as mulheres foi o que deu destaque para o meu trabalho, me fazendo criar meu próprio estilo e a minha identidade.
Nesse período de 2010, os fotógrafos e as gestantes começaram a sair mais de dentro dos estúdios para fazerem os ensaios externos, e isso foi muito bom pra mim que estava começando e nem de longe pensava em investir em um lugar meu para os meus trabalhos.
Entre muitos parques e casas de clientes, em outubro de 2012 ministrei o meu primeiro workshop, após muitos pedidos de fotógrafos de todas as partes do país. Desde então já foram mais de 35 turmas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e muitos fotógrafos dando um passo a mais quando se trata em ter um diferencial com suas grávidas.
Mesmo sempre priorizando as minhas clientes, ensinar é algo que me completa e que me faz realmente muito feliz!
No meio de 2013 os ensaios newborns, que ainda eram feitos nas casas das mamães, passaram a ser feitos na minha casa… para ser mais específica, eles eram feitos na sala do meu apartamento. Eu conciliava os horários da minha família com os horários do meu trabalho para agendar os ensaios dos pequenos, enquanto as gestantes ainda continuavam só nos ensaios externos e lifestyle.
Foi assim até fevereiro de 2016, quando percebi que não dava mais para continuar privando minha família de estar em casa num sábado de manhã… eu precisava de um lugar mais profissional! Com essa ideia na cabeça, aluguei um local e montei meu estúdio (modéstia à parte, muito charmoso!). Agora posso oferecer o conforto e a estrutura que tanto sonhava para os “meus” bebês e seus pais. Foi amor à primeira ideia!
Apesar dessa decisão ser tomada pensando em 1º lugar nos newborns eu logo quis fazer algo que eu pudesse fotografar as minhas grávidas com o meu jeitinho e um estilo clean. Eu queria algo sublime dentro do estúdio, mesmo eu me questionando a todo momento se conseguiria manter minha identidade fazendo algo diferente e totalmente novo no meu mundo. E não é que deu certo?! Logo me apaixonei e a criatividade floresceu dando um resultado lindo, mesmo eu nunca tendo pensado em levar o meu trabalho com as gestantes para um local fechado, sem o verde e sem o sol!

unnamed (5)

Em outubro do ano passado escrevi para o site da FHOX sobre a fotografia de gestantes e a minha visão atemporal sobre ela! A matéria foi um sucesso e depois de uns dias recebi a notícia que estava sendo a postagem mais lida da semana! Senti uma felicidade imensurável de poder falar do que eu amo e, além de tudo, ter uma repercussão tão positiva. Foi mesmo incrível!!!
Dia 28 de março deste ano, a convite da FHOX, estive no palco do FHOX Talks na Feira Fotografar 2017 dando 10 dicas essenciais para o sucesso de um ensaio de gestante. Apesar de curta, a palestra teve o tempo perfeito para acrescentar algo de bom conteúdo para todos que estavam presentes.
Ufa… contei tudo isso pra dizer que uns dias depois recebi um convite do Léo, em nome da FHOX, para escrever mensalmente sobre a fotografia de gestantes no blog! E é claro que eu topei na hora, mesmo sabendo da responsabilidade e cuidado que terei que ter em escrever coisas que muitas vezes tem pontos de vista tão diferentes.
Muito, muito, muito obrigada FHOX!
Então a partir de hoje, uma vez por mês estarei aqui sempre com diferentes assuntos dentro da fotografia de gestantes… oba!!! Conto com vocês no final de cada publicação para deixarem ideias, comentários e temas que gostariam que fossem abordados nos próximos posts, ok?! 🙂
Hoje quero deixar uns pontos pra reflexão:
Que sentimento a sua fotografia de gestantes traz para você, fotógrafo?
Você já parou pra pensar o quanto ela é importante dentro do segmento de fotografia de famílias?
Você sabia que a fotografia de gestantes se tornou algo indispensável para a maioria das mamães? Muitas das minhas futuras clientes me procuram antes mesmo de engravidar, querendo saber valores, com quanto tempo de antecedência devem fechar, com quantas semanas é o ideal para serem fotografadas, etc. Elas já encaixam em seu orçamento algo que, para elas, é tão importante quanto a reforma do quartinho do seu bebê!

unnamed (6)

Essas fotos serão herança de família, serão passadas por gerações, trazendo emoções à cada momento em que forem vistas! Isso é indiscutível quando nós, fotógrafos, paramos pra pensar qual o fundamento da fotografia, não é?!
Hoje mais de 90% das futuras mamães já procuram um mesmo fotógrafo para registrar sua gestação e o ensaio do seu recém-nascido.
Durante a sessão de gestante é criado um vínculo entre o casal e o fotógrafo! São em media 2 horas e meia que entramos na vida deles, falamos sobre nossas famílias, trabalhos, viagens, maternidade e também damos muita risada… com tudo isso, fazendo o ensaio ter momentos divertidos e tornando-se um dia inesquecível. Acredito que por ter sido criada essa proximidade, o dia das fotos newborn sempre tende a ser muito mais leve.
Depois das fotos da gestação e newborn, sempre vem os acompanhamentos, as festinhas e os ensaios de família… e nós já nos sentimos tias e tios dos nossos pequeninos não é?! Como não ter esse sentimento de carinho? Estamos acompanhando e registrando uma história desde a barriga e, se você fotografa casamentos, essa história pode ter começado bem antes… isso é tão sensacional!!!
Eu disse tudo isso, pra que nós, fotógrafos, tenhamos noção que a fotografia de gestantes cresce muito a cada dia e que ela é muito importante para um ciclo da família que está se formando!

unnamed (8)

Mesmo em anos de crise as mulheres apaixonadas por fotografia não estão abrindo mão do seu ensaio dos sonhos! Seja um ensaio externo, no estúdio clean, no estúdio temático, o lifestyle, debaixo d’água ou sensual.
Mulheres de diferentes gostos que fazem a gente ter muitas possibilidades de agradá-las e, assim, podemos seguir nosso estilo e identidade!
Na minha próxima publicação vou falar desses diferentes estilos e o que os fazem tão especais em diferentes gostos e olhares!
Um beijo e até a próxima!!!

Fernanda Giarato atua em São Paulo e é fotógrafa de gestantes, newborns, bebês, crianças e família.

Saiba mais:

https://www.facebook.com/fernandagiaratofotos/

http://fernandagiarato.com.br/