Por Blog Newborn
Blog sobre fotografia de recém-nascidos. Para falar de práticas e temas importantes sobre o mercado que mais cresce na fotografia brasileira. Apoio e conteúdo da ABFRN - Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nacidos - abfrn.com.br/ redacao@fhox.com.br

Faça uma composição encantadora e ainda lucre mais com isso

por Revista FHOX Publicado há 4 meses atrás | por Blog Newborn

Colaboração do Blog da ABFRN

Na minha opinião, a melhor composição é aquela que agrada o cliente, a foto precisa ser bonita para eles.

Mas acho muito importante o fotografo manter o seu estilo e identidade e fazer seu trabalho baseado na sua arte criativa, pois a fotografia é uma arte, e quem cria é o artista. Com isso, o cliente passa a te procurar, porque gosta do seu estilo e da sua arte.

Quando você foge do seu estilo, da sua essência, a fotografia pode fazer você perder o brilho, enjoar e se desmotivar… já quando você mantém sua mente ativa, criando e se satisfazendo com suas criações, tudo tem um sentido maior e te mantém mais satisfeita na atuação com seu trabalho. No geral, quero dizer que o artista tem que se entregar e se identificar com sua arte, essa conexão é que gera o verdadeiro valor da obra.

Existe várias maneiras de se trabalhar, procure aquela que te faça feliz e que atenda às necessidades do seu cliente. O ideal é que você se aproxime do seu ciente desde o primeiro contato e através de uma pesquisa informal ou formal “de sua preferência”, você vai chegando mais perto dele e entendendo como conquista-lo, e com toda certeza uns dos pontos fundamentais e a percepção do seu estilo, gosto e cores que o agradam, assim ao montar a composição do seu cenário, você será assertivo e irá encantar o seu cliente logo nos primeiros clicks.

A composição é parte fundamental da obra e se ela for assertiva, você com certeza ganha o seu cliente, a composição encanta, ela se conecta com a essência de quem está vendo e/ou comprando, é como se a obra conversasse com o cliente.

Você estudando seu cliente, saberá exatamente como deixar ele feliz com o resultado.

Eu por exemplo, trabalho com as cores do quarto do bebê, após um bate papo informal via mensagens, entre algumas perguntas, eu sempre falo sobre o quarto, a escolha das cores, dos acessórios e enfeites e passo a entender a relação que o casal teve para se projetar todo o quarto e suas importâncias, e também peço uma foto do quarto, que me ajudará no processo criativo da produção do ensaio.

Já sabendo as cores do quarto, consigo me planejar para a composição e cenário com antecedência, e se necessário posso comprar algo que eu acredite agregar, para complementar a composição.

PRIMEIROS PASSOS

Ao receber a foto do quarto, eu faço uma pesquisa do Pinterest, pois muitas vezes ele me ajuda no processo criativo e com as paletas de cores, permitindo ver algumas imagens com cores secundárias e que possa agregar com uma cor que dará um tchã diferente na composição. Nesse caso, o quarto era somente azul e branco e a imagem que me encantou era uma sala incrível, com uma mesa enorme com cadeiras de veludo azul e a sala tinha muitas samambaias, um luxo…então logo pensei em acrescentar folhar na minha produção e ficou realmente sensacional.

Exemplo: Escrevo, decoração azul e branco

O Pinterest vai me mostrar diversos tipos de decoração, de festa infantil, casamento, salas, quartos e outros, e eu vou olhando todas com o coração, e quando meu olho brilhar por uma imagem, e começo a estudá-la e ver se se encaixa na minha proposta.

Mas além do Pinterest, uso muito o programa PaletteGenarator.com, onde ele permite que eu colocar a imagem e fazer o recorte desejado e ele me dá toda a paleta de cores da foto, permitindo que eu use essas cores para pensar na minha composição.

 

Muitas pessoas usam o círculo cromático, eu usei muito no começo da minha careira, mas hoje encontrei essas 2 ferramentas que agregam e facilitam muito mais o meu trabalho.

MOMENTO CRIATIVO

Após já ter estudado o meu cliente e entender quais cores quero usar na minha sessão…

Sempre chego 1h a 2h antes no estúdio e separo tudo que tenho de todas as cores e elementos que possui no quarto do bebê, pensando com carinho em cada cor, para não exagerar nas cores mais evidentes. “Ainda acredito que o menos é mais”

Observação.: Em alguns casos, dependendo do prazo do fechamento do contrato, e me programo para pensar no ensaio antes e compro alguns acessórios se necessário.

Quando a mãe chega em meu estúdio, eu mostro pra ela o que vou fazer, e elas adoram e passam a entender o porquê da solicitação das fotos do quarto. E claro, adoram!!!

Elas adoram porque já se identificam com as cores e são as cores que ultimamente eles têm se relacionado e pensado para compor o quarto a todo momento.

 

AGREGAR VALOR X VENDA EXTRA

Eu faço todo esse trabalho porque além de amar me conectar com o cliente, já fico pensando na decoração do quarto, como eu ficaria feliz em ver minha imagem na parede deles, para que todos os dias eles possam admirá-la.

Fica muito mais fácil meus quadros fazerem parte da decoração se eu fizer com que ele tenha tudo a ver com a decoração que eles tanto planejaram, pensa, se  o quarto fosse branco e azul e eu fizesse a composição verde, um quadro não ia ser tão assertivo para essa finalidade. E eu quero ser assertiva!

No dia do ensaio, já mostro meus produtos, expondo-os nas paredes e bancadas, e eles logo já ficam encantados. E quando a foto deles ficam prontas, eu já monto um layout com as fotos do filho deles e aí a venda é quase garantida. Muitas vezes você já sabe até que canto da parede que os quadros que você desenhou vai ficar e bingo!

Os mesmos faço com os álbuns, pois se o álbum condisser com a decoração, ele pode fazer parte da delao e não ficar guardado no armário.

Mulher, mãe, empreendedora, artista e amante da fotografia Newborn.

A fotografia Newborn me conquistou na maternidade em 2012, quando também estava começando seu surgimento no Brasil.

Formada e pós graduada em Mkt e Negócios, em 2013 iniciou na fotografia com formação no IIF e diversos WS na área de Newborn e hoje já reconhecida no meio da fotografia, ministra Workshops e palestras em todo o Brasil.

Já fotografou mais de 1000 bebês e tem como filosofia de vida, levar amor e lindos registros para as familias que as escolhe.

Blog da ABFRN