Quem me conhece sabe que eu sou especialista em marketing digital, com um enfoque bem grande no Google e em Social Media, e tenho, inclusive, uma agência de Marketing 360, onde o digital vem sempre primeiro. Mas quando falamos em entrega final, a dos seus trabalhos de fotógrafo, a conversa muda um pouco.
O marketing deve ser para atrair o cliente, e depois de contratado é só executar o serviço e pronto. Certo? Errado! Quando você acaba o trabalho e passa para a entrega do serviço começa uma nova etapa, a de encantar o cliente com o resultado e passá-lo para seu multiplicador, ou divulgador do seu serviço.
Assim, quando você entrega simplesmente de forma digital, a emoção pode ser menor do que deveria, e seria com a entrega do impresso/revelado.
Você se garante em seu trabalho enquanto fotógrafo certo? Ou pelo menos está estudando para que cada dia possa melhorar sua fotografia, editar e ganhar mais clientes com a qualidade. Pois é. Isso não é mais que sua obrigação.
Entregar o prometido para o cliente é sua obrigação e geralmente é o que é colocado em contrato. O que você precisa agora é entregar mais alguma coisa. Precisa se conectar com o cliente de forma única e sensorial, para que ele, com sua satisfação, divulgue seu trabalho por você.
Entregue um álbum impresso. De qualidade, é claro. Os álbuns tem uma durabilidade excelente e a fotografia revelada de verdade pode perpetuar para sempre, se bem cuidadas.
Pense em você. Quantas vezes não ficou vendo álbuns e fotografias com familiares e amigos? Isso é raro ou nem acontece se não estiver impresso. Além de que foto impressa/revelada não pega vírus.
Entregue seu álbum de forma impressa. Coloque os custos de forma embutida, porque as memórias não tem preço, tem valor. E o melhor é que vão fazer seu marketing de pós-venda por você.