Por Fernanda Giarato
Fernanda Giarato é uma das mais competentes e talentosas fotógrafas de família e gestante de São Paulo. Palestrante de eventos como Digipix Experience, FHOX Newborn e Fhox Talks da Feira Fotografar. Ela conta com um negócio que atende clientes em busca de sessões de alto nível com experiências diferenciadas na fotografia de gestante e de família.

Ensaio de gestantes: uma visão atemporal

A visão da fotógrafa Fernanda Giarato sobre sensibilidade e estilo na fotografia durante a gestação

por Revista FHOX Publicado há 2 anos atrás | por Fernanda Giarato

De 01-1

Como diz o dicionário, atemporal é o que transita no tempo, não marca época, ou seja, não se prende ao passado, ao presente ou ao futuro. Apesar de transmitirem todas as sensações de um momento especial na vida, suas fotos não precisam parecer antigas quando você estiver olhando para elas no futuro. Lindas histórias podem ser atemporais. 

pri-1

Quando estava grávida do meu filho, antes de ser fotógrafa profissional, a única coisa que eu sabia é que eu queria que meu ensaio fosse simples, em um lugar bonito e clean, mesmo se fosse em estúdio, para que eu gostasse sempre das minhas fotos. Eu não tinha um olhar treinado como tenho hoje, não sabia nem distinguir uma foto com ou sem foco, mas sei que as imagens serão para sempre, do meu momento especial: com o marido, com a nossa cachorrinha e com o nosso bebê na barriga! Isso não tem preço e é o que toda gestante procura em um ensaio quando opta por um ensaio clean.

gabi e and-1

Assim que o Gabriel nasceu e eu comecei a fotografar profissionalmente, sabia que esse estilo com visual mais limpo, com cenários menos elaborados e mais naturais, poucos objetos em cena, focado mais nas pessoas do que nos adereços, seria o estilo que seguiria na minha carreira de fotógrafa. Na época, os ensaios externos começavam a ganhar mais força aqui no Brasil, as gestantes começaram a gostar da ideia de sair do estúdio para serem fotografadas nos parques ou até mesmo dentro de suas casas em estilo lifestyle. 

Ro-1

Uma coisa que sempre digo para as minhas clientes na hora de se prepararem para um ensaio é: “Seja você mesma, use roupas que você goste, nas quais você se sinta bonita, confortável e confiante. Você tem que amar suas fotos, elas também serão heranças de família. Você, seu filho, seus netos irão vê-las o resto da vida.” Sabe quando pegamos aquele álbum antigo na casa da vovó? Sabemos que as fotos têm dez, vinte, trinta anos, mas o que importa é o que estamos vendo nas expressões de cada um. Lembramos do lugar, das risadas, do cheiro da infância, do ventinho nos cabelos e do amor que estávamos sentindo! Era tudo natural, sem planejamento detalhado, e essa era a graça de sermos fotografados pelos nossos pais.

Gi 01-1

O tempo passou e a fotografia profissional virou algo com que todos sonham poder contar em cada acontecimento importante! É um privilégio e uma responsabilidade muito grande ser escolhida para fotografar um momento tão único, tão íntimo, tão importante para um casal, como a chegada de um bebezinho. Cada família é única, diferente, cada uma com sua personalidade e formas de ver a vida. Ter a oportunidade de trabalhar com pessoas diversas e entrar em suas intimidades e histórias é muito gratificante, principalmente quando entregamos um resultado final emocionante para eles e para nós fotógrafos.

Não existe certo ou errado na fotografia, mas diferentes estilos de se contar histórias através de fotos. No meu estilo, menos é sempre mais quando se fotografa as  gestantes, mas não podemos deixar de lado a essência de cada grávida e de cada família ao escolhermos adereços, locação ou luz. Existem clientes para todos os estilos e gostos fotográficos. É isso que faz o mundo da fotografia ser tão intenso, com fotógrafos sempre transbordando ideias incríveis.

Para mim, o foco de cada ensaio sempre são os sentimentos registrados, a emoção e a verdade daquele momento, o que ele representa na vida daquela família. Fazer a fotografia que me faz feliz é o que faz eu me entregar a cada ensaio com todo o meu amor.

ana-1

Fernanda Giarato atua em São Paulo e é fotógrafa de gestantes, newborns, bebês, crianças e família. Saiba mais no Facebook da fotógrafa e no site.