A importância da Fotografar

A fotografia precisa da Fotografar, como a Fotografar obviamente precisa da fotografia

por Revista FHOX Publicado há 2 meses atrás | por Marco Perlman

Em alguns meses, vamos celebrar o décimo quinto aniversário do nascimento da Digipix. O simbólico e burocrático CNPJ apareceu em julho de 2004, mas a gestação tinha começado alguns meses antes. Uma semente de ideia passou bastante tempo incubada dentro da minha cabeça, sentindo falta de um mínimo de robustez para vir ao mundo, procurando uma fonte de informações e estímulo intelectual, torcendo por um ambiente propício para se desenvolver.

FotografarArquivo Pessoal
Marco Perlman é diretor da Digipix

Por uma feliz coincidência, naquele ano de 2004 aconteceu a primeira edição do Congresso Paulista da Foto, num hotel imponente no centro de São Paulo. Foi lá que conheci Carlos Dreher, percebi a importância da Revista Fhox, entendi o dinamismo e potencial do mercado e, assim, a ideia da Digipix ganhou corpo.

No ano seguinte, colocamos um pequeno stand na mini-feira que acompanhava o Congresso. Em 2007, a exposição ganhou volume e passou a se chamar Feira Fotografar. E, desde a primeira edição, estivemos presentes… no começo pequeninos, depois com mais espaço e destaque, mas sempre prestigiando aquele que se firmou como o principal evento de fotografia do País.

O Digipix Day, que no começo se chamava Fotolivro Day, se fixou na véspera da Fotografar e ganhou seu próprio peso. Assim, FOTOGRAFAR ano após ano, temos a oportunidade de receber a comunidade brasileira de fotografia, primeiramente no palco e no foyer do teatro do Shopping Frei Caneca, numa espécie de avant-première da Fotografar. Esse ano repetiremos a dose, felizes com a oportunidade e a responsabilidade que temos como maior empresa de impressão fotográfica do Brasil.

Este ano estaremos usando mais um chapéu, o de patrocinadores do Prêmio FHOX Newborn. A motivação é simples – incentivar e reconhecer os talentos desse segmento de importância cada vez maior na fotografia brasileira. Premiando a técnica e a ousadia, o conhecimento e a criatividade, a sensibilidade e a habilidade. Mais uma vez, ao lado da FHOX na prazerosa tarefa de premiar os expoentes da nossa arte.

A fotografia precisa da Fotografar, como a Fotografar obviamente precisa da fotografia. Profissionais de todo o País convergem para alguns dias de imersão. Bebemos juntos das fontes de conhecimento que ela nos fornece. Somos apresentados a novidades que passarão a fazer parte do nosso dia a dia. Aproveitamos os encontros nos corredores que ela nos propicia. Respiramos a inspiração que preenche nossos pulmões e nos dá energia para o ano que vem pela frente. Soa melodramático, mas, convenhamos, é a mais pura verdade.