Designer de memórias e o poder das lembranças

Cenas de filmes e séries famosas trazem inspirações e um lado provocativo pedindo reflexão

por Revista FHOX Publicado há 1 mês atrás | por Leo Saldanha

Algumas cenas de filmes marcam nossa memória. São situações impossíveis, marcantes, tecnológicas ou não. O que elas têm em comum? memórias e o poder da nostalgia. Recentemente fiz mais uma turma do Foto+Produto e indiquei uma cena que merece destaque. Da série Mad Men e que já reproduzi aqui no site da FHOX. Trata-se do final da primeira temporada e aborda a venda de um produto de imagem.

Dessa cena memorável tiramos a força da nostalgia e como vender um produto naquele tempo e hoje: usando nosso lado mais pessoal. Como colocamos a gente no produto? O que é curioso do Carousel é que ele é quase um Stories do Instagram. Contando histórias com imagens que passam rapidamente. Nada mais do que uma projeção. 

A outra cena é mais do lado ficção científica. Do filme Blade Runner 2049 que estreou há pouco tempo na Netflix. Em determinado ponto do filme o caçador de andróides vai encontrar uma designer de memórias. Fiquei imaginando se no futuro (distante?) vamos projetar as lembranças desse jeito. Fascinante e assustador. 

No mesmo filme os questionamentos do que nos faz humanos. Quem é você se não  lembrar da sua história? Em determinado ponto do filme entendemos que ocorreu um blecaute de dados. Perderam-se imagens, fotos e tudo mais. Será que corremos esse risco ou já vivemos isso?

Lembrei também da força do momento guardado na cabeça. Do filme cult e fotográfico Walter Mitty. A cena inesquecível do fotógrafo que decide guardar o momento para si mesmo… 

“Se eu gosto de um momento, pessoalmente, eu não gosto da distração da câmera…”…

Nosso mercado não só lida com emoção, mas vive dela e parece muitas vezes esquecer disso.  a escolha de como vamos lidar com os momentos é muito particular. Uma foto no papel, na tela, na nossa cabeça. Só não vamos ignorar essa força da nostalgia na fotografia. 

Memento Explained: Christopher Nolan's First Time Inversion | Collider

Em tempo: o filme Memento é um cult/clássico. Um thriller forte que trata da questão da memória (na verdade da falta dela) de um jeito que nunca vi igual…