Por Daniel Chicote
Passei a infância no interior de SP e cresci tendo sonhos de viajar e fotografar o mundo. Tive a oportunidade de atravessar o Deserto de Sal da Bolívia, chorar muito com a beleza de Machu Picchu, contemplei o céu mais estrelado do mundo no Atacama, bebi cerveja direto da fonte na Alemanha, tomei o Absinto mais forte da minha vida em Praga, fugi de torcida organizada na Argentina, e pude me sentir criança com o Pateta na Disney. Profissional de Marketing & Creative Solutions, com mais de 24 anos de experiência e sou fotografo formado pela Escola Panamericana de Arte e Design. contato@danielchicote.com.br

Como estimular a criatividade durante a quarentena do Coronavírus

por Revista FHOX Publicado há 2 meses atrás | por Daniel Chicote

Estamos diante de algo jamais visto por nós, praticamente um planeta inteiro em quarentena por conta de um vírus. Bem, ao menos eu – do alto dos meus 40 anos – jamais vi algo assim (a não ser nos filmes), inclusive quando surgiu o vírus H1N1. O fato é que hoje devemos fazer a nossa parte, e nos resguardar. 

O mercado está parando, sabemos: eventos esportivos, culturais e grandes feiras do segmento audiovisual adiadas mundo afora. Fronteiras fechadas!

Isso nos mostra o quão pequenos somos. Quando achamos que somos grandes e especiais acabamos sendo interditados por um vírus microscópico. Exploramos o universo, as estrelas e não conseguimos ainda uma vacina contra esse agente infeccioso. Não tenho dúvida de que em breve encontraremos a solução. 

É como diz aquela frase do Jurassic Park: “LIFE FINDS A WAY”, encontraremos e venceremos mais essa. O que cabe a nós, curadores, produtores de conteúdo, fotógrafos, videomakers – amadores ou profissionais? Além de fazer a nossa parte para mitigar a propagação deste vírus, em especial aos grupos de risco, é exercitar – dentro da possibilidade – a sua criatividade caseira!

Mas como posso me estimular durante essa quarentena? 

Bem, aqui vão algumas sugestões para vocês:

  • AFASTA-SE DOS NOTICIÁRIOS
    A primeira e mais importante é afastar-se um pouco dos noticiários. Evite consumir muitas notícias sobre o caso o dia todo, concentre-se talvez em absorver as principais nos jornais e em horários específicos. Eu, por exemplo, vejo pela manhã e mais um pouco à noite. Dessa maneira você se resguarda de ficar com essas notícias o dia todo consumindo você e sua energia.
  • TRABALHAR EM UM PROJETO NOVO
    Desengavete aquele projeto que você estava adiando. Desenhe, planeje e comece a executar ainda que seja pouco. Desde que você dê os primeiros passos, é importante tirar algo do papel.
  • LIVROS
    Ler um livro que estava querendo muito, e que não tinha tempo. Se quer uma sugestão, sugiro ORIGINALS – Como os inconformistas mudam o mundo, do Adam Grant e CRIATIVIDADE S/A do Ed Catmul. Agora falando especificamente sobre fotografia, sugiro “A MENTE DO FOTÓGRAFO” do incrível Michael Freeman, um livro incrível com muitas dicas.
  • SKYPE/FACETIME/GOOGLE HANGOUT
    Principalmente com os avós e familiares de mais idade.
  • NETFLIX, AMAZON PRIME e até sua PayTV:
    Maratonar aquela série favorita. Se você estava esperando só uma brecha na agenda cheia de compromissos, a hora é agora. Indicações não faltam e novas temporadas de boas séries já estão estreando em todas essas plataformas. E você pode até ficar sem fazer nada na frente da sua PayTV, já que por conta desse isolamento social, muitas delas já liberaram praticamente todos os canais do pacote.
  • FOTOGRAFAR A SUA CASA, SEU ENTORNO, E INOVAR
    Sim, treinar, treinar, treinar e treinar.  Aquela velha história de estar afiando o machado, sabe? Eu tirei alguns momentos do meu dia para treinar mais algumas fotos de produtos e edição de imagens. 

Coronavírus

Liguei as luzes, e peguei uma pequena cartolina vermelha que tinha e coloquei alguns produtos para iluminar e editar no Lightroom combinado com o Photoshop.
Outra coisa, sabe o que mais? Aproveite esse privilégio de estar e casa e atualize seu portfólio, ou renove seu website, ou as suas propostas que envia por e-mail.
Faça algumas ligações para saber como seus clientes estão, ou faça o design de um novo cartão de visitas. Planeje aquela semana de posts no Instagram…quando o telefone não está tocando, é a nossa chance de fazer isso tudo.

O que eu estou fazendo? Bem, praticamente tudo isso acima e também, lavando, passando, cozinhando e cuidando da casa e da minha família/filha, porque minha esposa não foi dispensada do trabalho, e porque aqui em casa somos um time, a obrigação dos afazeres não é só de uma pessoa!

Coronavírus Coronavírus

 

 

 

 


Preocupado? Sim! Claro. Mas vamos em frente, juntos!

Abraços e Boa Luz.