Por Rafael Arruda
Especialista em marketing digital, diretor da Soul Mais Digital. Conhece de perto o mercado da fotografia e tem mais de 10 anos de experiência e marketing. Escreve na FHOX sobre Marketing para Fotógrafos. contato@soulmaisdigital.com

Como ter resultados com o Instagram Stories

por Revista FHOX Publicado há 7 meses atrás | por Rafael Arruda

Os Stories do Instagram (histórias em tradução livre) são parte de um recurso que foi liberado em 2016, mas que se consolidou e desde 2018 faz bastante sucesso, superando até o Tradicional Feed. Agora, o que precisamos é saber utilizar do recurso para atrair mais clientes para seu negócio de fotografia, com algumas dicas de marketing para fotógrafos utilizando o Instagram Stories.

Instagram Stories – Divulgação

Como funciona

O que você posta no Stories, fica 24h no ar, e quem viu, viu, quem não viu, não vê mais. Proposta semelhante, se não copiada, do Snapchat. Você pode postar no seu Storie ou enviar para uma pessoa específica por direct. Vamos nos ater aqui às postagens públicas no Stories que ficam por 24 horas com algumas dicas que vão te ajudar a conseguir mais clientes no seu negócio de fotografia.

Poste bastante no Storie. Está liberado, ok?

Ao contrário do Feed em que muitas postagens em um dia só podem diminuir seu alcance, nos Stories você pode, e deve postar mais vezes. Conseguindo assim relevância para aparecer entre os primeiros. A final, a todo mundo vê só até uma certa quantidade de sequências de Stories e guarda o smartphone em seguida. O importante aqui também é saber a constância e frequência.

Com que frequência postar Stories?

O ideal seria você postar de 2h em 2h um Storie nas suas “Horas úteis” (horário que tá acordado trabalhando). Mas calma eu sei que é muito e nem sempre se tem tempo ou mesmo paciência pra isso. Então vamos lembrar da regrinha de manter uma constância. Se você está num dia mais atarefado, poste por exemplo de 5h em 5h. Com uma tolerância de 20min para mais ou para menos. Tipo margem de erro do ibope mesmo.

Se está mais tranquilo poste de 2h em 2h ou de 3h em 3h. (Se for postar um que dá continuidade no outro, posta tudo em seguida e na sua conta de postagens/dia, conta como uma só) O importante é manter uma constância para sempre aparecer no início, se tornar relevante a ponto do Instagram te colocar nos primeiros lugares. Você vai reparar que a quantidade de pessoas que vê os seus Stories é muito próxima de um pro outro, e que são muitas vezes as mesmas pessoas. Que passam vendo eles. Mas você precisa aumentar isso! Como? Mantendo a constância e qualidade dos posts, para ter mais interação e agradar ainda mais o famigerado algoritmo do Instagram.

O que postar?

Vídeos, fotos, textos, desenhos. Isso tudo pode ser postado. Mas vamos combinar? Você é fotógrafo(a) e suas fotos são sua melhor propaganda, não é?

  • Então poste suas fotos, marcando os “Modelos”, para gerar interação.
  • Compartilhe um post do fedd no Storie para levar seu público a ver mais sobre seu trabalho. (É só clicar no “aviãozinho” em baixo do post e clicar em “Adicionar publicação ao seu storie”, assim a pessoa clica e vai pro post do feed)
  • Grave vídeos seus de 15 segundos explicando algo sobre seu mercado, suas técnicas, ou vídeos de making off, por exemplo.
  • Faça enquetes, perguntas, receba perguntas. Force um pouco a interação. Isso te deixa mais bem ranqueado e também traz um interesse maior do público. Mas isso, como tudo na vida: com moderação.

Vídeos ao vivo. As famosas Lives.

Outro recurso do Instagram Stories, são as lives, ou vídeos ao vivo, que também após finalizados ficam por 24h postados ali. Esse é um ponto para ter mais cuidado ainda. São ótimos para gerar engajamento e etc, mas se você não tem uma certa audiência podem ser um fiasco. Comece devagar, de acordo com seu numero de seguidores.

Quanto mais seguidores e autoridade criada no seu assunto, maior a chance das pessoas assistirem a sua live. A conta é simples. Se você não está preparado para as lives, comece devagar, faça lives menores e interessantes, até que seja a hora de fazer maiores com interação do público. O público é difícil, não espere fazer sua primeira live e ter milhares de espectadores vendo e interagindo. Não é tão fácil.

Bom, acho que consegui resumir um pouco. Tem mais coisa que dá pra fazer. Vamos falando ao longo do tempo. Se gostou ou tem dúvida me segue e manda mensagem no @rafaelarrudamkt. Até!