Por Rafael Arruda
Especialista em marketing digital, diretor da Soul Mais Digital. Conhece de perto o mercado da fotografia e tem mais de 10 anos de experiência e marketing. Escreve na FHOX sobre Marketing para Fotógrafos. contato@soulmaisdigital.com

Como fazer meus clientes encontrarem o site do meu estúdio no Google?

Algumas dicas de SEO para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

por Revista FHOX Publicado há 5 meses atrás | por Rafael Arruda
SEO para fotografosMateus Dias
Como ser encontrado no Google

Hoje tudo que procuramos, tendemos a pesquisar no Google. Páginas amarelas de catálogos telefônicos ficaram pra trás. Pra saber o telefone da lanchonete da esquina, vamos no Google, certo? Para quem procura os serviços de fotógrafo profissional, não é diferente. Além de estamos online, precisamos ser encontrados online. Por isso, separei algumas dicas para que seus clientes encontrem seu site e serviços de forma mais fácil no Google.

SEO (otimização de site para buscadores)

Primeiro precisamos definir de forma rápida e básica o que é o SEO, ou otimização de site pra buscadores.

SEO nada mais é do que: técnicas para melhorar seu posicionamento no Google. Como você é fotógrafo profissional e não analista de marketing digital, ou programador por exemplo, vamos à algumas dicas:

1 – Dê nome às fotos:

Toda foto tem metadados, que são as informações do arquivo. Mas de forma mais simples, vamos falar do título. No título do arquivo coloque um nome referente à imagem, ao texto que por acaso à acompanhar e ao seu site. Não use espaços nem caracteres especiais.

Se você é fotógrafo de casamento, e vai postar uma foto de um casal no portfolio, o nome da imagem deve ser por exemplo: “nome_do_casal_nome_do_estudio_fotografia_de_casamento_cidade”

Se puder evite títulos do arquivo longos como esse acima e use: “fotografia_casamento_cidade_casal”e em outra use: “nome_do_estudio_cidade_casal”

Não use nomes iguais em mais de uma imagem, e sempre tente colocar sua cidade no nome. Pode-se usar a variação “nome_do_estudio_cidade_casal01”e “nome_do_estudio_cidade_casal03” mas o ideal é mudar o titulo sempre que possível mesmo que dizendo a mesma coisa.

2 – Use textos com palavras chave

Use textos em seu site, seja por meio de blog, ou pequenos textos sobre cada ensaio no portfolio por exemplo. E lembre-se de colocar no meio do texto palavras que descrevam seu serviço, como marketing para fotógrafos, ou fotografia de casamento. Os mecanismos de busca do Google lêem seu site com frequência, e a relevância e quantidade das palavras chave fazem com que pessoas que buscarem por essas, achem seu site primeiro. Mas não repita excessivamente e de forma seguida. O Google não enxerga isso como boa prática.

3 – Fique atento à plataforma do seu site

Algumas plataformas de site, como WordPress, ou mesmo Wix, vem com ferramentas de SEO, em que basta preencher os campos que já ajuda. Mas só ajuda. Dê pelo menos título às imagens e utilize de textos a seu favor.

Conseguiu entender mais um pouco? Está pronto para aparecer para seus clientes? Fique ligado porque teremos mais dicas sobre o assunto e de marketing para fotógrafos em geral! @rafaelarrudamkt