Daniel Chicote
Por Daniel Chicote
Passei a infância no interior de SP e cresci tendo sonhos de viajar e fotografar o mundo. Tive a oportunidade de atravessar o Deserto de Sal da Bolívia, chorar muito com a beleza de Machu Picchu, contemplei o céu mais estrelado do mundo no Atacama, bebi cerveja direto da fonte na Alemanha, tomei o Absinto mais forte da minha vida em Praga, fugi de torcida organizada na Argentina, e pude me sentir criança com o Pateta na Disney. Profissional de Marketing & Creative Solutions, com mais de 24 anos de experiência e sou fotografo formado pela Escola Panamericana de Arte e Design. contato@danielchicote.com.br

Como fazer fotos mais engajadoras com duas dicas simples

Daniel Chicote com uma nova colaboração de alto nível para o site da FHOX. Dessa vez com duas dicas bem precisas

por Revista FHOX Publicado há 3 meses atrás | por Daniel Chicote

Depois de um hiato e de um bloqueio criativo fortíssimo, por quase 03 meses, estou de volta.

Levei alguns meses para conseguir sentar e escrever novamente algum texto para essa coluna.

Não por preguiça, mas por não ter energia suficiente! Aquela sensação de não se sentir capaz, e achar não estar a altura desse site, deste projeto e tamanho conteúdo lindo que é produzido aqui e por tantas outras pessoas.

Ficava me perguntando, porque é que alguém iria parar para prestar atenção no que eu iria escrever, se tem tanto conteúdo bom por ai? Bem, resolvi que estava mais do que na hora de escrever novamente, se UMA pessoa ler, e comentar e compartilhar, estarei realizado. Ao menos consegui de alguma maneira “tocar a vida de alguém”.

Nesse meio tempo de bloqueio criativo, eu refiz muitas coisas em minha vida, inclusive a nova comunicação visual de minha marca/empresa. Checa só:

 

Bem, vamos ao tópico dessa coluna hoje:

COMO FAZER FOTOS MAIS ENGAJADORAS COM DUAS DICAS SIMPLES:

Qual é a marca que diferencia uma bela foto de paisagem e uma épica? É fácil cair na armadilha de ir a um lugar que já foi muito fotografado e apenas capturar a foto padrão da paisagem que todo mundo já clicou, mas você deve sempre se esforçar para contar uma história mais completa com suas fotos, e tentar novos ângulos.

Quando as pessoas veem sua foto, elas tem que sentir despertar o interesse delas em imediatamente querer saber mais sobre a história por trás da foto e o que aconteceu nos bastidores.

Você sempre deve querer que suas imagens iniciem um tipo de “conversa” para que elas fiquem na cabeça das pessoas por muito tempo depois de vê-las.

Quando você vê uma foto já finalizada, você pensa “pô, mas esse click dessa arvore, nesse fundo, com esse por do sol, foi fácil. Até eu!”… Bem, a foto finalizada pode parecer fácil, mas há muito trabalho envolvido na captura de fotos de paisagens deslumbrantes sobre as quais ninguém fala.

Você acaba vendo apenas a imagem final que foi escolhida a dedo entre as centenas de outras fotos que foi capturada, em seguida, revelada (é melhor do que dizer “editada”) meticulosamente para criar a grande arte final.

Procuro sempre ter uma história por trás das minhas imagens favoritas e acho que minhas melhores fotos são algumas que demandaram um pouco de tempo e esforço. Obviamente que isso não lhe impede de fazer uma foto épica sem muito “esforço”, que isso fique claro.

Mesmo que haja muito trabalho para capturar uma ótima foto, existem duas dicas simples que realmente me ajudaram a elevar minha fotografia. Incorporar essas dicas é um ótimo ponto de partida para qualquer fotógrafo de paisagens, seja você um iniciante ou mais avançado.

O PODER DA PACIÊNCIA

Primeiro, seja paciente!

Em todos os meus anos de fotografia, provavelmente posso contar com uma mão o número de vezes que tive uma foto em mente, caminhei até o local e facilmente capturei o que eu queria de imediato. Isso praticamente nunca acontece, então é extremamente importante se acostumar a ser paciente e não se contentar com fotos abaixo da média.

Se você tem que esperar pela luz certa ou se há muitas pessoas por perto para obter uma foto limpa, é importante avaliar a cena e certificar-se de que você está obtendo a melhor foto possível.

Uma grande parte disso também é fazer muita pesquisa e reconhecimento de antemão para que você possa ter certeza de que está usando seu tempo com sabedoria.

Dessa forma, você pode ter uma ideia melhor de que horas precisa estar no local para capturar o tipo de luz que você está imaginando para sua foto.

ADICIONAR UMA PESSOA

A segunda dica que realmente ajuda a elevar uma foto ao próximo nível é adicionar um elemento à composição para criar uma foto mais dinâmica que conta uma história. Há muitas maneiras de fazer isso, mas a minha favorita é colocar uma pessoa na cena.

Acho que isso permite que o espectador se visualize na cena e realmente se identifique com a foto de uma forma mais impactante. Também ajuda quando você está tentando demonstrar a escala de um lugar em sua foto.

A vastidão da natureza pode ser realmente difícil de capturar corretamente, mas acho que adicionar uma pessoa em uma foto ajuda muito.

O elemento extra que você adiciona à sua foto é o que realmente vai diferenciá-la das milhares de outras fotos que foram tiradas em um lugar específico. Ajuda você a contar mais de uma história com sua foto e faz sua foto ressoar muito mais com o visualizador.

Da próxima vez que você for tirar fotos, espero que possa incorporar essas dicas em sua fotografia para que você possa começar a criar imagens que contem uma história envolvente. Praticar essas dicas nos últimos anos realmente ajudou a levar minhas fotos para o próximo nível e espero que eles possam fazer o mesmo por você!

Se você estiver interessado em uma análise mais aprofundada das técnicas e processos que utilizo ao capturar fotos de paisagens, fala comigo! Vamos juntos mergulhar nos detalhes por trás do processo de como tirar e revelar suas fotos.

Te ajudo a entender mais sobre o equipamento que uso, a prospecção e planejamento, técnicas de composição, compreensão de luz, assuntos técnicos como uso de filtros e bracketing, fazendo suas fotos ganharem mais vida com a revelação correta.

CLIQUE AQUI para saber mais, ou me mande um e-mail direto!