Por Blog Newborn
Blog sobre fotografia de recém-nascidos. Para falar de práticas e temas importantes sobre o mercado que mais cresce na fotografia brasileira. Apoio e conteúdo da ABFRN - Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nacidos - abfrn.com.br/ redacao@fhox.com.br

Iniciando na carreira newborn

Cecilia Koloszuk fala sobre os primeiros passos para quem quer começar nesse segmento

por Revista FHOX Publicado há 3 meses atrás | por Blog Newborn

Texto por Cecília Koloszuk

A fotografia newborn teve seu início no Brasil há aproximadamente 10 anos. As precursoras tiveram muito mais desafios se comparado àqueles que estão começando agora. Não haviam informações disponíveis, os cursos precisavam ser feitos fora do Brasil, sem contar que não havia acesso itens que hoje são facilmente encontrados. Atualmente temos acessos a livros, cursos e aulas online, lives no Facebook e Instagram ricas em informações, canais no Youtube cheios de dicas e ensinamentos. Também há cursos presenciais ministrados por excelentes profissionais em todo o Brasil, congressos fortes já consolidados e muitas informações pela internet em sites especializados, como as que encontramos no site da ABFRN.

Geralmente o fotógrafo newborn é um apaixonado pelo estilo, que se prova diariamente ter vindo para ficar. Porém, iniciar nessa carreira não é tão simples quanto parece. Apesar do fato de hoje termos acesso a diversos cursos preparatórios e muitos acessórios disponíveis para compra, a carreira requer muito estudo, treinamento, dedicação e investimento. Neste estilo de fotografia, você não só precisa entender da parte técnica como também entender a respeito do seu modelinho, para poder fazer acima de tudo um ensaio seguro.

Quando damos início na carreira newborn, nos deparamos com vários desafios. O primeiro deles é que você precisa antes de mais nada já ser fotógrafo, ter domínio da sua câmera e entender de iluminação. O próximo passo é aprender a fazer um ensaio responsável e seguro. Lembre-se que terá em suas mãos o bem mais precioso de uma família e será responsável pela segurança daquele bebê, que acabou de nascer, por algumas horas. Então é de fundamental importância que além de fazer cursos presenciais de newborn ou mesmo comprar props, é necessário procurar a orientação de profissionais da área da saúde especializados no cuidado do recém-nascido.

Não basta somente aprender a manipular o bebê da maneira correta em suas diversas poses, especialmente aquelas que exigem fusão em Photoshop. Também é necessário entender a importância da higiene em tudo o que engloba o ensaio, desde a higienização dos materiais e acessórios usados, do ambiente e a higiene pessoal das mãos com o uso em álcool em gel da maneira correta e das próprias roupas que devem estar sempre limpas.

Muitas vezes vemos fotógrafos se preocupando mais em investir em props do que em conhecimento. O caminho é entender que não adianta ter lindas decorações, e em abundância, sem saber fazer uma foto de qualidade e segura. Então, para quem está começando e não pode gastar tanto, além dos cursos, invista nos materiais fundamentais. Como um pufe específico para fotografia newborn, no qual o bebê será posicionado de maneira segura e você poderá girá-lo na direção ideal da luz. Além de props coringas, como gamela, baldinho, manta, wraps, de cores mais neutras, possibilitando diversas composições tanto em ensaios de meninos quanto meninas.

Por fim, atenção ao local onde serão feitas as fotos. Caso não possa ou não queira inicialmente ter um estúdio, você pode realizar seus ensaios nas casas dos clientes. Os desafios serão maiores, pois diferentemente do estúdio, você não terá o ambiente totalmente controlado, climatizado, higienizado e tudo fácil ao seu alcance. Na casa do cliente, além de ter que se deslocar com todo o aparato necessário para o ensaio, você irá se deparar com ambientes que desconhece a iluminação. Não sabe se encontrará paredes coloridas que poderão interferir na sua foto, se o ambiente está adequadamente higienizado e climatizado e até mesmo se haverá espaço suficiente para fotografar de maneira confortável.

Vale ressaltar que diante do crescimento do mercado e da responsabilidade que envolve o mesmo, surgiu a necessidade de criar uma instituição referência em fotografia newborn. A exatos sete anos atrás, oito fotógrafas se uniram para formar a ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém nascidos). A associação veio com o intuito de promover e apoiar a boa prática da fotografia de bebês recém-nascidos por meio da auto-regulamentação, formação técnica e credenciamento dos profissionais deste mercado. O site da ABFRN é rico em informações tanto para os fotógrafos quanto para os pais, e um grande gerador de conteúdo, dicas, informações, sendo um portal valioso para quem está começando e para quem já atua no segmento.