Por Blog Newborn
Blog sobre fotografia de recém-nascidos. Para falar de práticas e temas importantes sobre o mercado que mais cresce na fotografia brasileira. Apoio e conteúdo da ABFRN - Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nacidos - abfrn.com.br/ redacao@fhox.com.br

Assistente newborn

Fotógrafa Bel Ferreira fala sobre os diferentes tipos e as melhores dicas para essa função

por Revista FHOX Publicado há 3 semanas atrás | por Blog Newborn

Texto e fotos por Bel Ferreira

Muito se fala sobre assistente na fotografia de recém-nascidos, e existem algumas características que são essenciais para realizar bem esse papel. Desde o meu inicio na fotografia de recém-nascidos, eu trabalhei nessa função, inicialmente, era a minha irmã que ajudava, um ano depois, passou a ser a Dani Kmetiuk (minha sócia desde que começamos a trabalhar com fotografia), que esta comigo até hoje.

Para que você entenda melhor, vamos explicar quais são os tipos de assistentes na fotografia newborn:

1) Cuidador

Quando eu comecei a trabalhar na fotografia e a minha irmã era minha assistente ela exercia o papel de assistente cuidador, que é a pessoa que fica do lado o tempo todo, como um anjo da guarda do bebê, cuidando o tempo todo e com suas mãos sempre a postos para ampará-lo a qualquer momento, sempre a tento, enquanto isso, eu posicionava o bebê sempre sozinha.

2) Posicionador

Existem muitos estúdios em que o fotógrafo nem mexe no recém-nascido, e quem posiciona é o seu assistente, que faz tudo, enquanto o fotógrafo cuida do clique.

3) Auxiliador

Desde que a Dani passou a exercer o papel de assistente em nosso estúdio, tenho tentado treiná-la para ser o tipo de assistente auxiliador, o que ajuda em tudo. Na montagem das produções e na hora do posicionamento, eu cuido da cabecinha e do bracinho e ela do bumbum, então estamos sempre em sintonia, trabalhando juntas. Isso faz com que o fluxo de transição de poses seja mais rápido e eficaz. Além disso, quando eu me afasto para fotografar, ela cuida para que o bebê não saia da pose e da segurança dele.

4) Organizador

O assistente organizador vai mantendo tudo em ordem durante a sessão, pegando o que o fotógrafo precisa e liberando sempre o espaço mantendo tudo organizado. Na hora do click fica atento ao bebê, como o assistente cuidador.

Alguns assistentes desenvolvem mais de uma habilidade, alguns desenvolvem todas, mas para isso é preciso saber escolher a pessoa certa para desempenhar esse papel

Então separei algumas dicas para você escolher um bom assistente de newborn.

1. Saber trabalhar em equipe

O assistente precisa ter um bom relacionamento com o fotógrafo. Isso ajudará muito no dia a dia de trabalho. Com o tempo, a tendência é que o assistente complemente o trabalho do fotógrafo, formando uma dupla bem sucedida.

2. Ser proativo

É importante a pessoa seja proativa, isso irá agilizar o fluxo da sessão e dará ritmo à sessão. Essa característica também é muito importante para manter o clima da sessão o melhor e mais agradável possível.

3.Ter agilidade

A agilidade é essencial para essa função. Em muitos momentos é necessário ter muita agilidade, como nos momentos nos quais o bebê está em algum prop, como cesto e baldes. O assistente precisa ter muita agilidade para garantir a segurança da criança.

4. Estar disposto para adquirir novos conhecimentos

O assistente tem que estar predisposto a aprender. Nós só aprendemos de verdade, quando estamos predispostos. O aprendizado nem sempre é tão simples e rápido, cada pessoa tem seu tempo. O fotógrafo precisa ter paciência com o assistente, digo isso por experiência própria. No início eu não tinha conhecimento nenhum sobre os bebês, tinha medo até de encostar, mas a Bel teve paciência para me ensinar e, eu realmente queria aprender.

Se você leu o texto até aqui, deve ter ficado se perguntando: “E se eu não tiver assistente, posso fazer ensaio de newborn?”. A resposta é sim, você pode. Mas deve tomar alguns cuidados especiais para que a segurança do bebê venha sempre em primeiro plano, um assunto para outro artigo.