Por Daniel Freitas
Daniel Freitas é mineiro de Ponte Nova, mas hoje vive e trabalha em Pelotas (RS). Ele fotografa casamentos e desde o ano passado começou também a investir na fotografia documental. Embora desafiador, o resultado mostra-se diferenciado e gratificante. Freitas já desponta com uma das referências no Brasil nesse estilo fotográfico. danielfreitasfotografia@gmail.com

Além das fotos posadas: uma outra forma de se fazer retratos de família

por Revista FHOX Publicado há 1 ano atrás | por Daniel Freitas

Texto de Thalita Monte Santo

Quando falamos em retratos de família, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça? Certamente a imagem que você projeta é alguma onde pais, filhos, tios, primos, avós e netos estão reunidos em uma foto posada. Mas e se esses registros fossem feitos de uma maneira mais documental e natural? Qual seria o resultado, consegue imaginar?

Daniel-Freitas-6Daniel Freitas

O fotógrafo mineiro Daniel Freitas conseguiu e desenvolveu o projeto “24 horas”, onde registra a rotina na casa de diferentes famílias, sem a alteração de suas rotinas por conta de sua presença, sendo eternizadas exatamente como são. “É tudo sem poses, sem produção, sem nada combinado. Da birra ao riso”, explica ele, sobre a essência do projeto.

Daniel-Freitas-4Daniel Freitas

Ex-aluno da Panamericana Escola de Arte e Design, Freitas sempre gostou de fotografia, mas não acreditava que uma “paixão” poderia pagar suas contas. Trabalhou por 10 anos em uma empresa de tecnologia e em 2011 resolveu voltar a estudar.  Mas foi só no ano de 2014 que resolveu dedicar-se unicamente à fotografia e hoje vem tendo o seu trabalho reconhecido por todo o país.

Daniel-Freitas-5Daniel Freitas

Atualmente mora em Pelotas, Rio Grande do Sul, está em São Paulo para falar sobre o seu trabalho durante a Feira Fotografar, um dos congressos de fotografia mais importantes da América Latina, que acontece de 28 a 30 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca.

Daniel-Freitas-2Daniel Freitas

Durante o evento, o fotógrafo vai conversar sobre sua forma de ver a fotografia de família e suas experiências em uma palestra emocionante, além de estar ao lado de outros grandes nomes da fotografia nacional e internacional. “Vou falar sobre a fotografia documental, que tem me levado para outros estados do Brasil, principalmente como a conexão entre pessoas, como a experiência por trás das imagens fez com que esse projeto tomasse um tamanho que jamais pensei”, conta. Vale a pena conferir o projeto “24 horas”.

Daniel-Freitas-9Daniel Freitas
Daniel-Freitas-1Daniel Freitas
Daniel-Freitas-8Daniel Freitas
Daniel-Freitas-3Daniel Freitas
Daniel-Freitas-7Daniel Freitas

Texto de Thalita Monte Santo