Variedades 4 semanas atrás

Fotógrafa cria série para exaltar as religiões de origem africana no Brasil

por Revista FHOX

Com metade de seus habitantes negros, o Brasil é o país com a maior população negra fora da África. Salvador, no caso, é a cidade mais negra do mundo fora do continente africano, além de ser o local onde a cultura e a religiosidade africana se afirmam como pilares da própria população.  

E é no Brasil, um país que se diz laico, que até hoje as culturas religiosas são motivos de ataques, perseguições e preconceitos. Motivo pelo qual tais fés e culturas são sinônimos também de resistência e luta.  

Fotógrafa cria série para exaltar as religiões de origem africana no Brasil
Foto: Helen Salomão

E foi para desmistificar preconceitos e despertar curiosidade que a fotógrafa Helen Salomão, de 21 anos, da fé Yorubá, registrou os encantos, belezas e a harmonia do sagrado africano, em uma série de fotografias encantadoras.

Tudo que diz respeito às culturas, hábitos, criações e linguagens é diretamente atravessado, portanto, pela forte presença das tradições africanas trazidas para cá pelos escravos. E com a religião não seria diferente.

A força das religiões africanas no Brasil deriva-se não só dos hábitos dos povos africanos, que foram arrancados de sua terra e sequestrados para trabalhar por aqui, mas também da própria resistência negra, e da luta para que pudessem adorar seus deuses.

Leia também: Série de retratos celebra a beleza dos cabelos de meninas negras

Helen possui um portfólio que chama  a atenção. Suas fotografias transitam entre imagens que retratam o cotidiano e retratos profundos. Vale a pena conhecer mais sobre o seu trabalho. Você pode acompanhar através de suas redes sociais:  Facebook | Instagram.

Gostou do trabalho da fotógrafa? Conta pra gente! Não deixe de compartilhar a matéria com seus amigos e aproveite para ler mais sobre fotografia em nosso site.