Autoral 5 meses atrás

A fotografia dos filmes de Quentin Tarantino

Filmes do diretor são influência na cultura pop desde os anos 90

por Revista FHOX

O próximo longa metragem do diretor Quentin Tarantino, “Era uma vez em… Hollywood”, já teve sua primeira exibição em Cannes na última semana e deve estrear nos cinemas brasileiros no dia 15 de agosto. Tarantino é conhecido por suas obras com características bem específicas e que são marcas do estilo do diretor. Dentre elas, claro, destaque para a fotografia.

Cães de Aluguel (1992) – Dir. de Fotografia: Andrzej Sekula

Enquadramentos específicos e sequências que trazem uma atmosfera única para a narrativa são coisas que definem um longa de Tarantino. Desde seu primeiro trabalho em “Cães de Aluguel” em 1992 até o mais recente “Os Oito Odiados” de 2015.

Tarantino
Pulp Fiction (1994) – Dir. de Fotografia: Andrzej Sekula

Aqui separamos alguns dos vários momentos emblemáticos dos filmes do diretor. Muitos deles eternizados na cultura pop e que servem de influência para outras obras até hoje. Mas vale ressaltar que o trabalho também contou com ótimos diretores de fotografia. O polonês Andrzej Sekula, que participou do emblemático “Pulp Fiction”; o mexicano Guilhermo Navarro, ganhador do Oscar de Fotografia em 2006 por “Labirinto de Fauno”; e Robert Richardson, que assina o cargo em todos os filmes de Tarantino desde Kill Bill: Vol 1.