Autoral 10 meses atrás

Lucas Santana clica o centro velho e a paisagem urbana de São Paulo

Para comemorar os 466 anos do Aniversário de São Paulo, o fotógrafo Lucas Santana clicou o centro velho e a paisagem urbana da cidade. 

por Revista FHOX

Texto: Jucelene Oliveira / Fotos: Lucas Santana

Selva de pedra, Terra da garoa, Sampa, Capital da Cultura! São Paulo tem muitos apelidos e adjetivos e muita história para contar. O fotógrafo paulista de 34 anos, Lucas Santana, concorda com essa afirmação e, para homenagear e comemorar os 466 anos do Aniversário de São Paulo, ocorrido no último dia 25/01, ele fez um passeio pelo Centro de São Paulo com o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

O passeio educativo, muito interessante, ocorreu pelo centro velho e pela paisagem urbana nova da cidade. Foram atividades guiadas pelo centro histórico de São Paulo, passando por monumentos, prédios tombados e patrimônios da cidade.

A ideia era ver a cidade pela perspectiva das populações que habitam a metrópole desde a sua formação inicial, quando ainda era apenas uma vila, até os dias atuais.

“Moro há 34 anos aqui e com o aniversário de São Paulo, acabei participando de uma das muitas atividades que estavam acontecendo pela cidade. Embarquei em um passeio histórico mediado pelos guias do CCBB. Andar pelo centro antigo é andar pelo túnel do tempo de São Paulo”, diz.

Ele ressalta que a princípio queria apenas conhecer um pouco mais da história da cidade, e logo ficou impressionado porque a história não acaba apenas no passado, mas permanece no presente. “A ideia acabou sendo mostrar o contraste entre o velho e novo em um tempo único. São tempos diferentes ocupando o mesmo espaço”, explica.

O projeto “Lugar de Criação” aconteceu nos dias 25 e 26 de janeiro (sábado e domingo). Santana percorreu o Anhangabaú, a República, a Sé, a São Bento e a Avenida Paulista inteira.

Confira na galeria abaixo os cliques realizados por Lucas Santana no centro velho de São Paulo:

Confira na galeria abaixo os cliques realizados por Lucas Santana na parte mais nova da cidade:

Para conhecer mais do trabalho de Lucas Santana, acesse seu Instagram.