Autoral 5 meses atrás

Jeannie Capellan e o ensaio mais emocionante do ano

A fotógrafa norte-americana Jeannie Capellan registrou um dos momentos mais dolorosos e emocionantes na vida de Rebecca Howell

por Revista FHOX

A fotografia é a arte de eternizar momentos, quase sempre aqueles de alegria. É difícil encontrarmos ensaios de fatos dolorosos, mas eles existem. E é no momento em que nos deparamos com os mesmos que conseguimos enxergar naturalmente a sensibilidade dos profissionais da imagem. 

A fotógrafa norte-americana Jeannie Capellan, por exemplo, é a autora de um dos ensaios mais emocionantes de 2019. Ela registrou e acompanhou um ritual diferenciado, vivido pela professora Rebecca Howell  e sua família.

A professora foi diagnosticada com câncer de mama em setembro. Passou pela quimioterapia e, como esperado, foi perdendo os cabelos. Ela então decidiu organizar uma celebração para lidar com a perda dos cabelos.

Ela reuniu a família para estar ao seu lado, em uma praia, enquanto seus cabelos eram raspados. Foi Jeannie quem registrou o momento, conseguindo capturar todo o sentimento e simbolismo da ação. O ensaio foi publicado na internet e viralizou. Jeannie Capellan

Para a fotógrafa Jeannie Capellan, o impacto foi surpreendente. E ela não imaginava a proporção que seu trabalho pudesse ter na vida das pessoas.

“Não publico nenhuma das minhas sessões de fotos ou projetos pessoais. Eu nunca quis que essas coisas fossem sobre mim. É uma enorme bênção, para mim, poder fotografar para os outros. Meu coração está cheio e quero manter isso entre mim, Deus e a pessoas que fotografo”, conta. 

Sobre a fotografada, Jeannie diz que a admira por toda a sua força e acredita que ela irá vencer a doença. “Na manhã da sessão, testemunhei a força de uma mulher que luta contra algo tão duro na frente de seus filhos. Ela olhou para eles com medo e coragem. Eles olharam para ela com medo e uma força que nunca testemunharam em suas vidas até agora. Uma força que as mães têm para seus bebês. Ela vai vencer esta guerra”, diz. 

Leia também: “Únicos, apesar de iguais”, por Thaísa Falcão 

As imagens ainda estão repercutindo nas redes sociais de Jeannie Capellan. E nós fizemos uma seleção especial do ensaio para os leitores FHOX. Confira:

Rebecca também criou uma página para contar seu progresso diário e abriu um site para arrecadar doações para que ela consiga custear seu tratamento. 

“Em nome da família Howell, estamos emocionados com tanto amor, suporte, orações e mensagens emocionantes que recebemos! Nós da sua família nos sentimos orgulhosos de que sua inspiração esteja sendo compartilhada com o mundo”, disse um comunicado na página de Rebecca.