Wedding 9 meses atrás

Um belo álbum pre-wedding espontâneo e natural

Trabalho do fotógrafo Tiago Carvalho exibe a alegria de um ensaio totalmente natural

por Revista FHOX

O fotógrafo Tiago Carvalho fez um registro bastante único do ensaio pré-wedding do casal Luciana e Ariela. Ao invés de seguir um roteiro para tirar as fotos, o desafio foi registrar os momentos de um final de semana entre parentes e amigos. Como o próprio diz, foi mais uma despedida de solteira das duas com alguns amigos e padrinhos.

casamento
Fotografia de casal homoafetivo em Paraty no ensaio pre wedding da Luciana Valladão com a Ariela

O primeiro contato entre Tiago e o casal foi em 2016, por indicação de uma amiga em comum. O fotógrafo fazia seus preparativos para a inauguração de seu escritório e estúdio em Guaratinguetá, São Paulo, e contratou os serviços do restaurante de Luciana e Ariela. “Desde então, sempre mantivemos uma relação de muito carinho e respeito, além de inúmeros trabalhos que realizamos juntos, pois o Restaurante da Luciana (como é conhecido) realiza diversos casamentos. Aos poucos, fui conhecendo a história delas e elas foram conhecendo meu trabalho de perto. Quando surgiu o desejo de se casarem, elas já vieram me procurar logo no início dos preparativos.”

casamento
Fotografia de casal homoafetivo em Paraty no ensaio pre wedding da Luciana Valladão com a Ariela

Foi assim que as primeiras ideias para o trabalho surgiram. Tiago explica que a ideia de fazer um ensaio livre veio desse conhecimento que têm das amigas. “Elas não se enxergavam fazendo aquele tipo de sessão fotográfica “pre-wedding”. Apesar de acharem esse tipo de fotografia linda e encantadora, não condizia com a essência delas.”

Com isso em mente, Tiago sugeriu para que fizessem algo totalmente documental e natural. “Como eu já conheço muito bem o perfil delas, sempre soube o quanto elas se sentem bem ao ter vários amigos por perto. Sugeri fotografar uma festa delas com os melhores amigos e vi os olhos brilhando no mesmo momento.”

casamento
Fotografia de casal homoafetivo em Paraty no ensaio pre wedding da Luciana Valladão com a Ariela

Preparativos para o álbum

Definido o pano de fundo, hora de fazer as arrumações necessárias. Por ser algo completamente espontâneo e natural, alguns cuidados deveriam ser tomados. Para fotografar de maneira documental (ou natural, como Tiago gosta de chamar), é preciso de um envolvimento real com o casal diz o fotógrafo. Ele complementa afirmando que é necessário conhecer e entender todos os motivos que trouxeram o casal até o momento atual e, em contrapartida, é necessário permitir que eles também conheçam a sua história e entendam a sua maneira de levar a vida.

” É claro que essa relação precisa ser verdadeira. Entendam que sempre é uma relação a longo prazo, então não adianta tentar viver uma realidade que não é a sua ou tentar provar ser uma pessoa que, de fato, não é você.”

casamento
Fotografia de casal homoafetivo em Paraty no ensaio pre wedding da Luciana Valladão com a Ariela

“Vale ressaltar que quando temos empatia pelo próximo, conseguimos entender que cada casal é diferente e tem os sonhos mais incomuns. É aí que o bom relacionamento faz a diferença. Sempre explico em todos os detalhes o meu trabalho e sempre estou disposto a entender os sonhos de todos os casais. Assim fica muito mais fácil decidir qual tipo de trabalho se encaixa melhor para cada tipo de sonho/casal.”

Leia também: Em Pré-Wedding, Fotógrafo registra casal apaixonado pelo Palmeiras

Tamanho cuidado também se aplica durante o evento. Tiago explica que é preciso se manter fiel ao registro documental. Ele acredita que é preciso participar da história para conseguir mostrar o real sentimento dos envolvidos. Contudo, sem nenhum tipo de interferência, sem pedidos, sem forçar nada. Deve-se apenas deixar acontecer. “Não estamos ali para achar alguma coisa bonita ou não, errada ou certa. Apenas fotografamos.”

casamento
Fotografia de casal homoafetivo em Paraty no ensaio pre wedding da Luciana Valladão com a Ariela

 

Mesmo sendo uma produção que envolve uma atenção especial, a liberdade em poder trabalhar dessa forma é incrível. “Como fotógrafos sempre buscamos encontrar nossa própria linguagem fotográfica e, quando a encontramos, queremos que ela se desenvolva ainda mais. Para tanto é preciso tempo e liberdade para arriscar. Por isso é tão incrível quando encontramos casais que confiam plenamente no nosso projeto e se entregam dessa maneira.”

Por fim, quando falamos sobre qual a sensação de ver um trabalho desse realizado, Tiago diz a sensação é a de dever cumprido. Ele sempre promete aos casais que a principal intenção é oferecer uma boa experiência, algo muito além de uma bela imagem.

“Temos como filosofia da empresa levar uma vida que nos permita viver bem e com qualidade. Queremos acompanhar nossos filhas crescendo e queremos que nossa vida profissional seja tão agradável e amorosa quanto é nossa vida familiar. Com os feedbacks que recebemos desses casais, acreditamos que estamos no caminho certo.”