Autoral 3 meses atrás

Série A Alma da Fé, de Fred Mattos, retrata a sensibilidade da religião

"Este sincretismo de culturas e a beleza que cada religião possui é algo que me questiona e me fascina”

por Revista FHOX

A fé, para muitas pessoas, é algo muito íntimo e profundo. E retratá-la em imagens exige delicadeza, sensibilidade e respeito. E foi de maneira intimista que o fotógrafo Fred Mattos, de Belo Horizonte, Minas Gerais, registrou a procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem, no último dia 15 de agosto.

Nas imagens da série “A Alma da Fé”, o que guia o sentimento de quem as observa é a profundidade do sentimento dos devotos da padroeira da cidade. Para o fotógrafo, que atua na profissão há dois anos, a decisão de fotografar a procissão partiu de uma vontade de registrar diversas religiões brasileiras.  

“Tenho uma enorme vontade de poder fotografar as várias religiões que temos dentro do nosso território nacional. Este sincretismo de culturas e a beleza que cada religião possui é algo que me questiona e me fascina”, conta o fotógrafo.

Mattos ainda explica que fotos com o tema religião ou religiosidade possuem um aspecto autêntico e muito forte, independente de qual seja a fé. “Gosto desta força que as imagens apresentam pois são parte do íntimo das pessoas, são um retrato da alma, digamos assim”, diz.

Leia também: Partiocipe do Prêmio Fotografar Nordeste 

O que o fotógrafo usou para fazer os registros de A alma da fé?

Para fazer as imagens da procissão, o fotógrafo utilizou uma Canon T5, uma lente 18-55mm. A ideia era pegar planos mais abertos. Com uma lente mais fechada fotografou detalhes ou situações que aconteciam mais distantes.

Segundo Mattos, o segredo de fazer boas fotos, citando o caso da religião, é conhecer o assunto que vai ser retratado. “Como tenho formação católica, foi mais fácil esta cobertura pois tenho familiaridade com o tema. Porém sou um curioso e quero, se tiver possibilidade, poder fotografar outras religiões e conhecer a sua cultura, para poder narrar com clareza e fundamentação”.

Conheça mais sobre o trabalho A Alma da Fé do fotógrafo:

Não deixe de acompanhar Fred Mattos em suas redes sociais: Facebook | Instagram