Eventos 2 anos atrás | Redação

VivaRua vem aí neste fim de semana em São Paulo

Palestras gratuitas, debate, projeções, impressão fine art e muito mais... tudo pela fotografia

por Revista FHOX

A inauguração do novo espaço VivaRua, que acontece no sábado (2/9) e no domingo (3/9), conta com diversas atividades gratuitas voltadas à fotografia e suas vertentes. São mais de 15 palestras, debates, intervenções, escambo de fotografia, exibição de documentário e projeções de fotografias sobre os Guaranis, feira de fotografia, projeções de convocatória mobile, convocatória em parceria com a galeria Peach Photo Art, impressão fine art com 50% de desconto etc.

LYN_0188_posts_data_geralRep.

As palestras abordam desde ‘Narrativas para Fotolivro de Autor’, com Andressa Cerqueira, da Editora e Livraria Madalena, que também estará presente com a livraria; ‘Galeria e Mercado’, que instrui o fotógrafo/artista a apresentar suas imagens para uma galeria de arte, com Juliana Matuoka, curadora da Peach Photo Art, galeria que também marcará presença, ‘Impressão Fine Art’, que orientará os fotógrafos fine art sobre os diferentes tipos de papel, tinta etc., com Fabio Nogueira, printer do Lab Silvio Luiz Pinhatti (com 30 anos de mercado já revelou e ampliou todos os grandes artistas, de Araquém Alcântara a JR Duran), ‘Marketing Digital e Fotografia’, com o fundador do maior portal de fotografia Amor pela Fotografia, com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, Arthur Manson; ‘Fotografia Sensual (Bourdoir)’, com Glauber Silva; até ‘Vídeo com Mobile’, com Pedro Duarte.

Tina Gomes, artista multifacetada, reconhecida internacionalmente, fará as intervenções, que acontecerão no domingo, sem hora marcada. O debate ficou por conta do Fotojornalismo, com mediação de André Douek, com o tema ‘Quais são as perspectivas do fotojornalismo após o fenômeno da convergência digital e como sua dinâmica foi alterada no processo de produção?’
A Peach Photo Art selecionará novos artistas para a galeria a partir de uma convocatória, que já está com inscrições abertas.

Para concluir sua participação na convocatória, o interessado faz a inscrição no site VivaRua e depois envia no e-mail pauta@vivarua.com.br um link para o álbum no flickr ou em um serviço de nuvem (dropbox, onedrive, icloud ou outro) somente com o conjunto de 6 a 10 fotografias (individuais ou ensaio) de sua autoria e um arquivo de texto (word ou PDF) com uma pequena biografia. No dia 3/9, às 10h30, durante a palestra, Juliana Matuoka (curadora da Peach) comentará alguns materiais recebidos e anunciará o(s) selecionado(s) para compor o grupo de artistas da galeria.

Já para participar da Convocatória #VivaMob, para projeção no sábado, 2/9, o interessado deverá postar no facebook ou no instagram fotos de sua autoria feitas com celular (só vale fotografia feita com mobile) com as hashtags #vivamob #vivarua. Depois é só ficar de olho nas redes VivaRua/ VivaMob (Facebook e Instagram). Se ela for compartilhada, estará na projeção do evento.
Visite o site www.vivarua.com.br e a página no Facebook. Algumas fotos selecionadas serão publicadas na edição 190 da Revista FHOX, que marcará presença institucional no VivaRua por meio do Cameraclub, o clube de vantagens e benefícios para o fotógrafo.

 

Serviço

O que
VivaRua
Quanto
Atividades gratuitas
Outras infos

2/9 | Sábado | das 9h às 22h

9h Fotografia Contemplativa com Yuri Bittar
9h40 Saída fotográfica | Fotocultura (Yuri Bittar)
10h Fotografia&Poesia – Liz Dorea
11h Fotografia 360, com Fabio Souza
12h Exibição de documentário “Atrás da Pedra” e Apresentação da Cultura e Valores dos Indígenas Guaranis
13h Vídeo com mobile e outras ferramentas, com Pedro Duarte
14h Debate Fotojornalismo. Mediação de André Douek, participação de Carlos Pupo, Eliária Andrade, Ale Frata e Zé Carlos Barreta
15h Miro (a confirmar)
16h Fotografia Sensual (Boudoir) Glauber Silva
17h Longa exposição: luzes artificiais, light painting e outras técnicas, com Andrea Monacci
18h Troca de Fotografias
19h30 Araquém Alcântara (a confirmar)

3/9 | Domingo | das 9h às 20h

9h Vivências Documentais, com Lucille Kanzawa

10h30 Galeria e Mercado, com Juliana Matuoka (Peach Photo Art)
12h Narrativas para um fotolivro de autor, com Andressa Cerqueira (Editora e Livraria Madalena)
13h Marketing Digital e Fotografia, com Arthur Manson, um dos fundadores do maior portal de fotografia ‘Amor pela Fotografia’
14h Trabalho Autoral e Mercado de Trabalho, com Rita Barreto
15h Fotoclubes: porque é importante fazer parte, com Celso Vick
Durante à tarde Intervenções e retratos, com Tina Gomes
16h Criatividade e Fotografia, com Claudia Furlani
17h Fotografia expandida: narrativas a partir do imaginário, com Davilym Dourado
18h Impressão Fine Art, com Fabio Nogueira (Printer do Lab Silvio Luiz Pinhatti)
19h Fotografia analógica, com Silvio Luiz Pinhatti (a confirmar)

As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.