Eventos 4 anos atrás | Redação

Toriba realiza o workshop Fotografia de Viagem, de Haroldo Castro

Entre os dias 20 e 23 de novembro, o hotel localizado em Campos do Jordão realizará a segunda edição do evento

por Revista FHOX

 Esta é a segunda edição do evento, coordenado por Haroldo Castro, profissional com 40 anos de experiência como fotógrafo, jornalista, diretor de documentários e conservacionista. A oficina é recomendada para os que querem melhorar sua técnica fotográfica, com dicas valiosas sobre enquadramento, luzes e detalhes.

toriba-1 A programação do workshop inclui palestras e atividades ao ar livre com saídas fotográficas pelos jardins, trilhas e bosques de Campos do Jordão, local que conta com cenários deslumbrantes. O Hotel Toriba possui uma vasta área verde privativa e preservada na Serra da Mantiqueira.

No domingo, dia de entrada no hotel, os participantes se encontrarão em um welcome drink de integração. O trabalho começa na manhã da segunda-feira, quando Haroldo fará uma apresentação da metodologia e dos principais temas de “Fotografia de Viagem” e do conceito da Viajologia, acompanhada de projeção de centenas de fotografias realizadas por ele em suas andanças pelo mundo.

À tarde, após o almoço, os participantes sairão com suas câmeras fotográficas pelos jardins e bosques do hotel, em um percurso que incluirá passagem pela Parada Toriba, um dos mais altos pontos ferroviários do Brasil. Tudo com acompanhamento contínuo e personalizado do professor.
A segunda-feira se encerra com um jantar de confraternização de todo o grupo no Toribinha Bar & Fondue. A terça-feira terá duas outras saídas fotográficas: pela manhã no Horto Florestal e no final da tarde pelas trilhas da mata nativa do Sítio Siriúba, que integra a área do Toriba. O circuito inclui ponte suspensa no bosque, exuberante vegetação nativa e culmina com a vista espetacular da Pedra do Baú. Durante o trajeto, o professor acompanhará a execução das imagens, aconselhando técnicas e incentivando aprimoramento.O workshop terminará na manhã da quarta-feira,após o  café da manhã, Haroldo Castro fará com os participantes uma avaliação geral, uma edição final das fotos escolhidas e estará disponível para esclarecer dúvidas.

As fotografias feitas pelos participantes passarão por uma seleção e a melhor imagem de cada participante será publicada no blog do autor, Viajologia, no site da revista Época. Os participantes do workshop “Fotografia de Viagem” deverão levar seu próprio equipamento. As sugestões de Haroldo Castro incluem: câmera fotográfica, preferencialmente uma DSLR, com lente grande-angular e teleobjetiva, cartões de memória, laptop com processador de fotos, como photoshop, e entrada USB para transferência de fotos. Além dos equipamentos, as recomendações incluem o uso de roupas leves e sapatos confortáveis. 

toriba-3

Sobre Haroldo Castro

Professor da disciplina “Fotografia de Viagem” no curso de pós-graduação “Fotografia e Imagens em Movimento” da Universidade Positivo, Curitiba, na sua 6ª edição, seu trabalho de documentação fotográfica o levou a documentar 167 países. Trabalhou por 16 anos na ONG ambientalista Conservation International, em Washington, DC, EUA.

É colaborador da revista Época, do blog Viajologia, e autor de Luzes da África (Editora Civilização Brasileira, 2012). Dirigiu cerca de 50 documentários, dezenas deles premiados nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Em 2009, foi agraciado com o International Green Pen Award por sua contribuição ao jornalismo ambiental.

Através da Viajologia Expedições – sua operadora especializada em desenhar jornadas com foco na descoberta de espaços e imagens admiráveis – Haroldo organiza expedições fotográficas a lugares exóticos. Suas expedições mais recentes levaram viajantes a Etiópia, Namíbia, África do Sul e Madagascar.

Serviço

O que
Workshop de fotografia de viagem
Quanto
R$ 2.800,00 (apartamento single) ou R$ 3.900,00 (apartamento duplo), mais taxa de serviço de 10% (dez por cento)
Onde

Avenida Ernesto Diederichsen 2962, Campos do Jordão, SP

Reservas pelos telefones (12) 3668-5000 e 0800-178179

Quando

Entre os dias 20 e 23 de novembro de 2016

Outras infos

Vagas limitadas

As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.