Agenda 2 anos atrás | Redação

STF recebe exposição Amazônia de Sebastião Salgado

Fotógrafo renomado mundialmente dou 18 fotos para o acervo do Superior Tribunal Federal

por Revista FHOX
Rosinei Coutinho/SCO/STF

Nessa semana o STF julgará a constitucionalidade do Código Florestal. A abertura da exposição ocorreu na última segunda (19) com a presença de Sebastião Salgado, da presidente da Suprema Corte, a ministra Cármen Lúcia e dos ministros Dias Toffoli e a vice-presidente Rosa Weber. A ministra Cármen Lúcia destacou a importância do judiciário nas questões do respeito as normas ambientais e na proteção do meio-ambiente. Durante o evento, Salgado disse: “O Supremo é a principal casa da Ética do país.”


A curadora da mostra é a esposa do fotógrafo, Lélia Wanik Salgado. “Essas populações indígenas representam a pré-história da humanidade. Feliz é um país como o nosso que pode conviver com sua pré-hístória. Na Amazônia há entre 80 e 100 grupos indígenas que nunca foram contatados, “que vivem como nós vivíamos há 4 mil anos atrás, num estado de natureza fenomenal” disse Sebastião Salgado para os presentes na inauguração da exposição. Das 18 fotografias doadas, duas ficarão na sala da presidência do tribunal. O valor das obras está avaliado em R$ 3 milhões.

Sebastião Salgado

A mostra “Amazônia” deve viajar para outros países em 2019. Um projeto com passagem na França, Reino Unido e Estados Unidos. E com um objetivo claro: mostrar os povos e a biodiversidade da região.

Serviço Exposição Amazônia:

Aberta ao público de segunda a sexta-feira

Onde: no Hall dos Bustos, no Edifício Sede do STF, de 10h às 12h e de 14h às 18h.

Informações: agendamento de visitas guiadas ao STF ligar para (61) 3217-4066 ou envie e-mail: visitacao@stf.jus.br.