Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

SP-Foto Viewing Room promove discussões sobre o fazer fotográfico em programação online

Iguatemi apoia a segunda edição do SP-Foto Viewing Room que celebra a  fotografia e videoarte do Brasil – Notas – Glamurama

Para além de reunir importantes galerias e fotógrafos do Brasil e do mundo, o SP-Foto Viewing Room, Feira que acontece até 29 de novembro no site da SP-Arte (https://www.sp-arte.com), apresenta uma programação virtual gratuita de debates, palestras, lançamentos de livros, lives e visitas guiadas – são atividades conduzidas por curadores, artistas, críticos e outros profissionais em evidência no circuito de arte contemporânea. As ações dos mais de 50 expositores do evento também se somam à programação e estreitam o contato com o público por meio de conversas aprofundadas sobre a prática e a poética artística da fotografia.

Artista: Gretta Sarfaty Título: “Trabalhos do corpo II” Ano: 1977 © Central Galeria

Talks & Meet the Artists

Nesta edição Viewing Room, o Talks, clássico ciclo gratuito de palestras promovido pela SP-Foto para a discussão dos caminhos da prática fotográfica, acontece em parceria com Iguatemi e KURA Arte. Os encontros serão transmitidos ao vivo via Zoom direto do Lounge One, no shopping JK Iguatemi e as versões gravadas estarão disponíveis no canal da SP-Arte no YouTube.

As conversas acontecem na quarta (25) e quinta-feira (26), sempre às 11h, com mediação de Fernanda Feitosa, diretora e fundadora da Feira, e Camila Yunes Guarita, fundadora da KURA. No primeiro encontro, os artistas Ayrson Heráclito e Daniel Jablonski e o curador e artista Eder Chiodetto discutem questões como a memória social e nacional em suas práticas artísticas, além de comentar a produção sob contexto de pandemia. Já no segundo, com o olhar direcionado à emergência ambiental, João Farkas e Lalo Almeida, dois renomados fotógrafos da atualidade, comentam suas obras a partir de duas abordagens fotográficas distintas: o fotojornalismo e o documento.

Artista: Sekai Machache Título: “Kin” Ano: 2012 © 01.01 Art Platform

Focado em fotografia contemporânea, o Meet the Artist cria um ambiente íntimo de troca entre curador, público e artista. Nesta edição, a curadoria e mediação fica a cargo de Luciara Ribeiro, pesquisadora, educadora e curadora, que estuda questões relacionadas a descolonização da educação e das artes visuais pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias. Nos encontros online no Zoom marcados para quinta (26) e sábado (28), às 16h, Ribeiro conversa com os artistas Rafael Bqueer e o duo Takeuchiss. Os encontros são transmitidos via Facebook, no perfil da SP-Arte. A conversa com a artista Moara Brasil, que aconteceu na terça, dia 24, está disponível na página.

Destaques da programação

No decorrer dos sete dias do SP-Foto Viewing Room, o público poderá participar de atividades gratuitas como o workshop Fotógrafas brasileiras, promovido na quarta-feira (25), às 19h, no Google Meet , pela Piscina Art, plataforma brasileira com foco em artistas mulheres. Liderado pela artista Ursula Jahn, o encontro apresenta o percurso da mulher na fotografia brasileira. Passando pelas cinco regiões do país, são exploradas a produção de fotógrafas no Brasil do século 20 ao contemporâneo, buscando questionar os motivos que levaram elas a ter uma menor visibilidade nas narrativas hegemônicas da história da fotografia.

Artista: Ana Beatriz Almeida Título: “Oxalufã” Série: “Kalunga” Ano: 2015 © 01.01 Art Platform

No mesmo dia, às 15h, a editora Lovely House promove uma conversa com Teresa Eng, artista canadense radicada em Londres, autora do livro recém-publicado e internacionalmente premiado China Dream. Com transmissão ao vivo e em inglês pelo canal da editora no Youtube , a conversa traz, também, Felipe Russo, fotógrafo, escritor e curador brasileiro radicado em Paris.

Em um bate-papo sobre A fotografia como representação da realidade promovida pela galeria chilena Artespacio, o artista brasileiro Leonardo Finotti e os artistas chilenos Maximo Corvalan-Pincheira, Alexis Mandujano, Tomás Rodriguez e Bernardita Benett discorrem sobre o assunto a partir de suas produções fotográficas. A conversa acontece na quarta-feira (25), às 12h30, via Zoom.

Andrea Rehder Arte Contemporânea Artista: André Cipryano Título: “Calçadão” Ano: 1991 © Andrea Rehder Arte Contemporânea

Ainda na esteira de discussões sobre imagens, Simone Cadinelli traz a artista Leandra Espírito Santo e a curadora Camila Bechelany em uma conversa online sobre práticas e processos, no canal da galeria no Youtube . A partir das 18h, no bate-papo intitulado Crítica da autoimagem e da homogeneização no trabalho de Leandra Espírito Santo, as duas debatem sobre a maneira como pensa a construção da imagem na produção da artista, passando por trabalhos de foto e videoperformance a obras nas quais a fotografia está aliada aos próprios objetos que a artista produz.

Para fechar a programação da quarta-feira (25), as galerias Luciana Brito + Isabel Amado apresentam via Instagram Live uma entrevista com Silvio Frota, colecionador de fotografia e diretor do Museu da Fotografia Fortaleza.

Artista: Maximo Corvalan-Pincheira Título: Sem título Ano: 2011 © Artespacio

Na sexta-feira (27), a Utópica rememora o Foto Cine Clube Bandeirantes, grupo de amadores e amadoras que produziu, entre as décadas de 1940 e 1960, uma vasta coleção de imagens que ainda hoje surpreende estudiosos e pesquisadores. A curadora Helouise Costa e o diretor da Utópica, Pablo Di Giulio, debatem a partir das 17h, no canal da galeria no Youtube , a trajetória das fotógrafas que produziam, expunham e publicavam seus trabalhos nos salões anuais e boletins periódicos do Clube.

Um encontro para entrecruzar percursos e dialogar sobre o caminhar no fazer artístico como possibilidade de construção imagética a partir de outras centralidades, assim será debate promovido pelo Levante Nacional TROVOA com as artistas Bárbara Milano, Jaqueline Rodrigues e Maria Macedo. A conversa ocorre na sexta, a partir das 19h, via Zoom.

Em uma análise sobre o formato Viewing Room da SP-Foto, a galerista Bianca Boeckel conversa com Felipe Feitosa, diretor de produção da Feira. No bate-papo transmitido a partir das 19h via Instagram Live , Feitosa apresenta dados relevantes como número de visitas, tempo de visitação nas páginas, alcance e vendas, além de similaridades e diferenças em relação ao SP-Arte Viewing Room, que aconteceu em agosto.

Artista: Alessandra Rehder Série: “Uk” Ano: 2020 © Andrea Rehder Arte Contemporânea

No sábado (28), a Central convida o público a uma visita guiada online com o curador Diego Matos na exposição No presente, a vida (é) política, em cartaz na galeria. Com transmissão a partir das 11h via Instagram Live , o curador apresenta e fala sobre o conjunto que compõe a exposição, são trabalhos de artistas como Bruno Baptistelli, Clarice Lima, Dora Smék, Fernanda Gassen, Fernanda Pessoa, Gabriela Mureb, Gustavo Torrezan, Marília Furman, Paul Setúbal Rafael Pagatini .

No mesmo dia, às 18h, a Fotô Editorial promove via Zoom o pré-lançamento do livro Asfixia. A chegada da pandemia e, na sequência, os protestos antirracismo que ocorreram nos Estados Unidos tornaram-se nos últimos meses o foco da cobertura jornalística de Candice Carvalho Feio, que atua em Nova York a serviço da Globonews. Durante as coberturas e nos momentos livres, Candice circulou por Nova York com sua câmera percebendo as mutações da cidade e de seus habitantes. Assim deu origem ao fotolivro Asfixia, que conta com prefácio de Caetano Veloso. Na ocasião do pré-lançamento, a Fotô promove uma conversa entre Candice Carvalho, Eder Chiodetto, Fabiana Bruno Elaine Pessoa .

A programação completa pode ser acessada no site da SP-Arte .

Serviço:

SP-Foto Viewing Room
Período: até 29 de novembro
www.sp-arte.com