Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

SESI Paraná promove oficina de fotografia analógica

Em plena era digital, a dupla de fotógrafos curitibanos Irmãos Thoms propõe uma experiência diferente para quem aprecia a arte da fotografia, profissional ou amador. Eles farão isso por meio da oficina de “Sopa de Filme”, nos dias 12 e 19 de agosto, a partir das 14h30, no Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França.

[media-credit name=”peshkov/iStock” align=”aligncenter” width=”800″]Turning on vintage film camera with old style film cartridges[/media-credit]

“Sopa de Filme” é, basicamente, uma forma de corromper o filme, criando resultados imprevisíveis de revelação, transformando cada processo em um momento único. O termo é utilizado para experimentações com filme em recipientes aquecidos. Por isso o termo “sopa”, porque é preciso, literalmente, cozinhar o material para criar os experimentos.

A proposta da oficina é fazer com que os participantes conheçam essa alternativa e queiram testá-la. “Iremos introduzir as formas de experimentação, apresentar trabalhos, fazer os experimentos com os participantes e depois ver os resultados e conversar sobre a experiência. Podem participar profissionais e amadores, desde que tenham equipamento analógico e saibam como utilizar ele para então experimentar os filmes”, explicam os fotógrafos.