Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Retratos de mulheres de Bob Wolfenson ganham edição especial em livro que será lançado em novembro

Após longa pesquisa sobre o gigantesco acervo do fotógrafo Bob Wolfenson, o editor Roberto Linsker escolheu o universo feminino para ser o fio condutor do livro que passeia pelos 47 anos de carreira de Bob e será lançado no dia 6 de novembro, às 19h, com a presença do fotógrafo, no Anexo da Galeria Millan, em São Paulo.

“Este é um livro de mulheres, misturando imagens provocativas com outras mais contidas. Nenhuma, no entanto, passa despercebida. Todas são lindíssimas, seja pela beleza dos corpos nus, pelos olhares, pela atitude, mas principalmente pela forte presença. Na sequência das páginas que editei há uma conversa abstrata entre essas mulheres – cromática, estética, manifesta… Esta minha escolha é uma entre as tantas possíveis para pincelar a fotografia de Bob Wolfenson”, diz Linsker.

Bob foi um dos principais nomes da revista Playboy nas décadas de 1990 e 2000, sempre requisitado por atrizes, modelos e cantoras nas mais diversas publicações mundo afora. “Algum fluxo se estabeleceu nesses encontros que me deu um salvo-conduto pra que resultassem no que resultaram e para que um pequeno conjunto deles esteja aqui, tão bem representado neste livro”, diz ele. “Mais do que um retrato de celebridades dos últimos anos, é um livro que exalta a fotografia e tudo que envolve esse processo da direção e história que crio para cada novo personagem à imagem final”, completa.

Entre nus como o de Sonia Braga, Nanda Costa, Laura Neiva e Maitê Proença e cenas cotidianas, como Malu Mader amamentando o filho João ou Mariza Guimarães Couto, sua mulher, entrando num carro num dia de chuva, o livro trilha uma narrativa guiada essencialmente pela beleza.

No texto de apresentação, Reinaldo Moraes traduz o trabalho de Bob: “Fugindo à noção muito disseminada de que o bom retrato é aquele que capta a ‘alma’ de uma pessoa, Bob pensa que não é necessário ir a fundo na biografia e na mente da pessoa que será retratada, pois ‘fotografia não é psicanálise’, diz. Para o fotógrafo, um bom retrato é um ‘milagre’, mas não no sentido místico do termo. O milagre se dá, na verdade, quando ocorre um encontro das expectativas do veículo que encomendou o retrato, do próprio retratado e do fotógrafo com sua câmera, que se interpõe entre ele e o objeto de suas lentes. ‘Vou me abrindo para o imponderável’, diz o Bob, ‘e ao que pode ocorrer acidentalmente, ao que não estava no script original, como é da natureza dos encontros’.

Há imagens inéditas no livro, como os retratos de Luiza Brunet, Luciana Vendramini, Fernanda Torres, Ana Hickmann, Betty Prado, Vera Zimmermann e Laura Neiva. Este é o sétimo livro de Bob Wolfenson, que parte, logo após o lançamento em São Paulo, para apresentá-lo no Paris Photo, dia 7 de novembro.

Serviço
Título: Bob Wolfenson
Terra Virgem Edições
Personagens fotografadas:
Gisele Bundchen, Salma Buzzar, Margaret Baroni, Bárbara Paz, Fernanda Young, Fernanda Torres, Patricia Pillar, Sonia Braga, Caroline Carlson, Thairine Garcia, Gisele Zelauy, Mariana Weickert, Alessandra Negrini, Nanda Costa, Anitta, Mariza Guimarães, Iza, Janne Fitzgerald, Bruna Lombardi, Malu Mader, Carolina Ferraz, Betty Prado, Vera Zimmermann, Juliana Paes, Rita Lee, Cassia Avila, Mart’nália, Ana Hickmann, Natállia Rodrigues, Regiane Alves, Mylla Christie, Rosana Prado, Maitê Proença, Luciana Vendramini, Luiza Brunet, Renata Martins, Lovani Pinnow, Mariana Marcki, Renata Kupi, Vanessa Peele, Laura Neiva, Ana Beatriz Barros, Bettina Meinköhn, Melanie, Debie Mairèsse, Claudia Liz, Reca Remencius, Carla Monfort, Tais Araujo e Suyane Moreira.

Editor: Roberto Linsker
Fotografia: Bob Wolfenson
Texto: Reinaldo Moraes
Design: Pedro Mattos
Formato 12 x 16 cm
Capa dura
96 páginas
58 imagens
ISBN: 978-85-85981-88-4
Bilingue: português e inglês
Preço: R$70,00

Lançamento:
Dia 6 de novembro, segunda-feira, das 19h às 22h
Anexo Millan (Rua Fradique Coutinho, 1.516, Pinheiros), tel: 3031.6007

Mart'nalia
[/media-credit] Mart’nalia
Juliana Paes
[/media-credit] Juliana Paes

[media-credit name=”Bob Wolfenson” align=”aligncenter” width=”800″]©Bob-Wolfenson_Rita-Lee,-1997_Livro-Bob-Wolfenson_Terra-Virgem-Edições[/media-credit]