Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Fotógrafa Mônica Zarattini apresenta Plano, Seco e Pontiagudo em Ocupação

As fotografias de grandes dimensões de Mônica Zarattini, cujo tamanho varia de 2 a 7 metros, serão expostas nas fachadas dos edifícios das ocupações da Frente de Luta por Moradia (FLM) à partir de 18 de junho. Essas fotos fazem parte do fotolivro  chamado Plano, Seco e Pontiagudo que Mônica lançou em fevereiro deste ano.

As imagens foram feitas no sertão da Bahia, onde ocorreu a Guerra de Canudos, em duas viagens distantes no tempo. Na primeira delas, em 1989 o objetivo era fazer uma reportagem sobre os oitenta anos da morte do escritor Euclides da Cunha. Nessa ocasião, ela registrou em preto e branco no sistema analógico.

Em 2016, repetiu a mesma rota e reencontrou cinco pessoas que se emocionaram ao ver suas imagens registradas 27 anos antes, na viagem anterior. Para o novo trabalho, projetou as fotografias antigas nas pessoas reencontradas e as fotografou novamente, dessa vez no sistema digital. Com outra câmera, usou  3 rolos de filmes infravermelhos vencidos para captar as paisagens do semiárido.

Antes da abertura da exposição Mônica falará na assembleia quinzenal dos moradores da ocupação, quando projetará as fotografias e fará uma breve explanação sobre seu trabalho e sobre a história da Guerra de Canudos que, há 120 anos, também foi um movimento que lutava por moradia e trabalho.

O fotolivro Plano, seco e pontiagudo  é uma co-edição da Editora Ipsis e da Editora Madalena. Com 80 páginas, teve tiragem de 400 exemplares, numerados e assinados. Cada biblioteca das ocupações da FLM receberá um livro como doação e outros exemplares do livro serão sorteados nas palestras que a fotógrafa fará nas diversas ocupações.

A colocação das fotos nas fachadas das ocupações será nos dia 16 e 17 de junho já será um acontecimento importante, porque fará surgir na paisagem as grandes fotos.

Abertura da exposição:  23/6, às 17 horas, na Ocupação 9 de Julho. Aberta aos moradores e ao público em geral . Além da breve palestra e projeção das fotos,  a exposição integrará a Festa Junina da Ocupação 9 de Julho. Promovido pelo Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), o

“verdadeiro São João na Ocupação ” é um evento organizado pelos moradores das ocupações em parceria com grupos de voluntários. Serão dois dias, 23 e 24 de junho, com programação musical, comidas típicas, entre outras atrações para todos os públicos e idades.

Pedro Bruschi e músicos farão um “arrastapé prá lá de bão” na abertura da exposição Plano, seco e pontiagudo!

Endereços onde as fotografias serão expostas:

Rua José Bonifácio, números 137 e 237

Rua Quintino Bocaiúva, 242

Rua Álvaro de Carvalho 427 – próxima à Rua Martins Fontes

Av. Rio Branco,  números 47 e 53

Todos edifícios ficam no centro de São Paulo.

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br