

A mostra “Capa em Cores” revelam, em contraste com as imagens já conhecidas e consagradas em preto e branco, uma outra faceta de Robert Capa. A exposição está em cartaz no Oi Futuro, no Rio de Janeiro, e exibe, pela primeira vez na América Latina, 136 fotos coloridas trazidas do International Center of Photography, de Nova York.


Conhecido pela cobertura de momentos que se tornaram marcos da história, como a Guerra Civil Espanhola, Capa também registrou, em cores, o cotidiano de artistas em Roma e em Paris. Quem visitar a exposição também deparará com a intimidade de personalidades do século 20 com quem o fotógrafo conviveu. Entre elas, o pintor espanhol Pablo Picasso e o escritor norte-americano Ernest Hemingway – registrados em momentos raros com a família. O cineasta sueco Ingmar Bergman e o italiano Roberto Rosselini também podem ser vistos nas imagens intimistas de Capa.


As imagens coloridas foram feitas com filmes Kodachrome e Ektachrome e resgatadas por Cynthia Young, curadora da exposição, que desde 2000 trabalha com a coleção de Capa, nos Estados Unidos. Young conta que o fotógrafo começou a usar cor ainda durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, quando registrou tropas britânicas e americanas no Norte da África. Por um período, ele andava com duas câmeras, uma para cada tipo de foto.


Deixe uma Mensagem