Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Pela primeira vez na América Latina, exposição apresenta imagens em cores de Robert Capa

Ava Gardner em set de filmagem em Tivoli, Itália, 1954
Capucine, atriz e modelo francesa, Roma, 1951
[/media-credit] Capucine, atriz e modelo francesa, Roma, 1951

A mostra “Capa em Cores” revelam, em contraste com as imagens já conhecidas e consagradas em preto e branco, uma outra faceta de Robert Capa. A exposição está em cartaz no Oi Futuro, no Rio de Janeiro, e exibe, pela primeira vez na América Latina, 136 fotos coloridas trazidas do International Center of Photography, de Nova York.

Ava Gardner em set de filmagem em Tivoli, Itália, 1954
[/media-credit] Ava Gardner em set de filmagem em Tivoli, Itália, 1954

Conhecido pela cobertura de momentos que se tornaram marcos da história, como a Guerra Civil Espanhola, Capa também registrou, em cores, o cotidiano de artistas em Roma e em Paris. Quem visitar a exposição também deparará com a intimidade de personalidades do século 20 com quem o fotógrafo conviveu. Entre elas, o pintor espanhol Pablo Picasso e o escritor norte-americano Ernest Hemingway – registrados em momentos raros com a família. O cineasta sueco Ingmar Bergman e o italiano Roberto Rosselini também podem ser vistos nas imagens intimistas de Capa.

Truman Capote e Jennifer Jones, Ravello, Itália, abril 1953
[/media-credit] Truman Capote e Jennifer Jones, Ravello, Itália, abril 1953

As imagens coloridas foram feitas com filmes Kodachrome e Ektachrome e resgatadas por Cynthia Young, curadora da exposição, que desde 2000 trabalha com a coleção de Capa, nos Estados Unidos. Young conta que o fotógrafo começou a usar cor ainda durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, quando registrou tropas britânicas e americanas no Norte da África. Por um período, ele andava com duas câmeras, uma para cada tipo de foto.

Pablo Picasso brincando na água com seu filho Claude, em Vallauris na França
[/media-credit] Pablo Picasso brincando na água com seu filho Claude, em Vallauris na França