Exposições 5 meses atrás | Flávio A. Priori

Mostra “Visões da vila ferroviária” exibe os trilhos de Paranapiacaba

Exposição fica em cartaz no Piso Térreo até 28 de fevereiro, entrada gratuita

por Revista FHOX

Paranapiacaba possui charme bastante distinto dentro da Grande São Paulo. No passado foi conhecida por abrigar ingleses trabalhadores da “The São Paulo Railway”, empresa responsável por construir as primeiras ferrovias no estado de São Paulo, no século XIX. E até hoje o distrito carrega as lembranças e os trilhos que ajudaram no crescimento da região.

A magia de Paranapiacaba se mostra renovada cada vez que se mira o olhar para um ponto de suas construções. Do vermelho predominante nos imóveis antigos, na ferrugem dos trilhos, de peças e até locomotivas no pátio ferroviário. É como se a vila tivesse vida própria. Vida esta enriquecida pelos moradores que ajudaram e ajudam a manter este lugar pulsando, mesmo com todas as dificuldades.

Paranapiacaba

Mostrar um pouco desse encantamento que a vila proporciona é o motivo da exposição “Visões da vila ferroviária” no Atrium Shopping, em Santo André. As 30 fotografias que compõem a série trazem mais do que simplesmente os pontos turísticos.

paranapiacaba

“A ideia sempre foi mostrar algo novo, mesmo para quem já conhece o local e também servir de convite para aqueles que ainda não conhecem este lugar de tamanha importância histórica para o Grande ABC e todo o País”, explica o repórter fotográfico Edu Guimarães, autor das imagens.

Além de uma pequena amostra das belezas da vila, as fotos procuram o humano. Seja explicitamente, como num retrato, ou implicitamente, em pequenas interações dos moradores com o local ou em cenas do cotidiano.

paranapiacaba

“Visões da vila ferroviária” fica em exposição até o dia 28 de fevereiro. A entrada é gratuita. O Atrium Shopping fica na Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Santo André – SP.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira