Agenda 1 mês atrás | Redação

Oficinas abordam técnicas e práticas essenciais para fotógrafos newborn

Fotógrafas da ABFRN ministram oficinas especiais durante o FHOX Newborn

por Revista FHOX

Faltam poucos dias para o FHOX NEWBORN 2019, que acontece nos dias 1 e 2 de outubro, no Novotel Jaraguá Conventions, em São Paulo. Como parte da programação, oficinas práticas e especiais, promovidas pela ABFRN, acontecem no primeiro dia. Com as atividades, os participantes terão uma verdadeira imersão na prática newborn, com quem realmente entende do assunto. Confira a programação abaixo. 

OFICINA DE VENDAS

Com Laura Alzueta e Patrícia Varandas

1 de outubro | 18h00 – 19h00

Trabalhar com fotografia é apaixonante, mas o fotógrafo deve encarar suas atividades como um negócio e se enxergar como dono de uma empresa que precisa ser, sobretudo, lucrativa. Além da importância da precificação correta e da valorização do trabalho do fotógrafo, são as vendas que cada empresa faz que ditam seu destino. 

Oficina de Vendas por Laura Alzueta e Patrícia Varandas

Na oficina de Laura Alzueta e Patrícia Varandas, técnicas e truques para vender mais presencialmente ou usando galerias de imagem são o foco da discussão. Além disso, prós e contras de cada um dos métodos de venda serão abordados.  

Saiba mais sobre as mediadoras da oficina

Laura Alzueta

Uma das pioneiras da fotografia newborn no Brasil, Laura Alzueta iniciou na fotografia de gestantes, bebês e famílias em 2011. Desde então, mais de 900 bebês já passaram por suas lentes. Formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, atuou durante 15 anos em grandes agências, quando decidiu ir para fotografia newborn. A fotógrafa conta que o seu amor pela fotografia vem desde a adolescência. Além disso, já ministrou centenas de palestras e cursos por todo país e exterior. Hoje, Laura é fundadora e atual presidente da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos).  

Patrícia Varandas

Patrícia Varandas é fotógrafa profissional desde 2009, e desde 2014 é especializada em fotografia de gestantes, recém-nascidos e bebês. Além de toda a sua formação em fotografia, é graduada em Jornalismo e usa suas habilidades para contar histórias de amor dentro do seu estúdio. “Eu cresci cercada de fotografias da minha infância. Tenho álbuns e mais álbuns de fotos que sempre me mostraram o amor dos meus pais e todo o cuidado deles comigo. Isso sempre foi muito valioso para mim. Acredito que minha missão é criar algo tão ou mais valioso para os bebês que recebo em meu estúdio”, afirma a fotógrafa.

OFICINA DE WRAP E POSICIONAMENTO

Com Teka Alencar e Gabi Abreu

1 de outubro | 14h00 – 15h00

Nesta oficina o fotógrafo irá aprender diferentes estilos de amarrações e receber dicas sobre posicionamento de bebês. Além de ter acesso a um conteúdo valioso para acelerar seu fluxo de trabalho e manter o bebê seguro e confortável. Ao final da oficina, o profissional se sente mais seguro quanto às habilidades necessárias para posicionamento e técnicas com wrap. 

Saiba mais sobre as mediadoras da oficina

Teka Alencar

Teka Alencar, formada em fotografia pelo Senac SP, atua com fotografia de família há mais de seis anos e é simplesmente apaixonada pela fotografia Newborn.

Gabi Abreu

Gabi Abreu é fotógrafa de recém-nascidos e famílias há seis anos. É, também, enfermeira especializada em pediatria e neonatologia. Trabalhou durante 14 anos na enfermagem, no cuidado direto ao recém-nascido de risco. Por conta do seu background ensina, desde 2015, sobre cuidados essenciais para recém-nascidos durante o ensaio. Mais de 400 fotógrafos já fizeram seu curso. É autora do Manual da Fotografia Newborn, junto com Camila Calegari, Bel Ferreira e Dani Kmetiuk.

OFICINA DE ILUMINAÇÃO E COMPOSIÇÃO

Com Carla Durante e Cinara Piccolo

1 de outubro | 15h30 – 16h30

Na oficina, Carla e Cinara demonstram, de forma prática e bastante didática, os tipos de iluminação mais indicados para a fotografia no estilo newborn. Nela, os participantes poderão experimentar as propostas e sanar dúvidas ou curiosidades. A iluminação newborn será abordada levando em conta os seguintes aspectos da luz:

  • Tipos de fonte de luz (dureza / suavidade);
  • Direção (luz e sombra);
  • Cor;
  • Intensidade.

Haverá ainda uma boneca SIB e uma câmera à disposição para práticas. Carla e Cinara também irão abordar alguns conceitos de composição e enquadramento. 

Saiba mais sobre as mediadoras da oficina

Carla Durante

É uma das fundadoras e atual vice-presidente da ABFRN. Atua na área de fotografia newborn desde 2011, quando decidiu deixar uma carreira sólida como editora de arte do jornalismo da TV Globo de São Paulo, onde trabalhou por 20 anos, para montar seu negócio na área de fotografia de bebês, famílias e gestantes.

Carla Durante já ministrou diversos cursos de fotografia nas escolas IIF e Techimage – tanto cursos técnicos regulares das escolas quanto workshops na área newborn e gestante. Dessa forma, além de dominar o conhecimento técnico e artístico da fotografia, Carla sabe como transmiti-lo ao aluno.

Nos últimos três anos a fotógrafa vêm se destacando com seu trabalho de retratos subaquáticos (underwater portrait), nicho bastante específico e segmentado da fotografia. Em pouco tempo se tornou referência na área, tendo sido convidada a dar palestras e cursos em eventos de fotografia de grande porte e importância tanto no Brasil quanto no exterior. Nesse ano esteve representando o Brasil na WPPI em Las Vegas e já recebeu convites para palestrar em Portugal e Itália em 2020.

Cinara Piccolo

Cinara Piccolo é Sócia-fundadora da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos e sócia da TOP Produções, estúdio especializado em fotografia de Gestante e Newborn, que atende clientes e famílias de todo o Brasil. Trabalha com fotografia newborn desde 2010 e iniciou sua carreira como fotógrafa em 2000. É Bacharel em Fotografia Aplicada pela Universidade Senac, vivenciando o processo acadêmico e idealizando o método de ensino do NewBorn College.

Palestrou nos principais congressos de fotografia do Brasil, sendo hoje uma das principais referências da fotografia Newborn. Em seus nove anos de fotografia Newborn desenvolveu um método exclusivo de tratamento de imagem, e ensinou diversas fotógrafas renomadas no Brasil e no mundo. Cinara começou na fotografia como fotojornalista esportiva, fotografou grandes times nacionais, e foi a fotógrafa oficial da Confederação Brasileira de Handebol. Participou de grandes eventos internacionais, como jogos Olímpicos e Pan-americanos, e viajou o mundo acompanhando a seleção.

OFICINA DE CONTRATOS

Com Mari Siqueira

1 de outubro | 17h00 – 17h30

Muitas vezes o fotógrafo, envolvido no seu processo criativo, se esquece que além da foto existe uma empresa! E como em qualquer área, o negócio precisa estar regulamentado, ser responsável e seguro. É comum que os profissionais tenham dúvidas do que se pode ou não estar em contrato. Para que o contrato tenha validade e não seja “abusivo” para nenhuma das partes, existem regras a serem seguidas. O contrato de prestação de serviços é tão importante para o profissional da imagem como a câmera. Nesta oficina serão discutidos e analisados contratos fotográficos e cláusulas importantes de forma detalhada.

Saiba mais sobre a mediadora da oficina

Formada em enfermagem e pós-graduada em administração de empresas, Mari Siqueira trabalhou durante nove anos como enfermeira intensivista neonatal e pediátrica. Em 2009 resolveu sair da área da saúde, após dar à luz a Francisco, quando percebeu o quão desgastante era o trabalho nessa área junto à vida de mãe. A partir daí, paralelo ao novo trabalho como administradora em uma empresa da família, pode se dedicar mais ao seu hobbie: a fotografia.

Em 2018, assumiu um dos cargos de direção da Associação Brasileira de Fotografia de Recém-Nascidos (ABFRN), que tem como objetivo desenvolver a fotografia newborn no país de maneira segura e adequada. Atualmente, com um estilo clássico e refinado, seguindo uma linha clean dentro da fotografia newborn e lifestyle, Mari faz mais de 300 ensaios por ano, ministra palestras e workshops em diversas cidades e tem seu trabalho reconhecido nacionalmente. Trabalha dentro da área de família, fazendo principalmente ensaios de gestante, newborn e bebês e dando então sequência como a fotógrafa da família para o registro de momentos especiais de seus clientes.

ESCOLA DE NEGÓCIOS – EDIÇÃO FHOX NEWBORN

Com Leo Saldanha 

1 de outubro | 09h00 – 12h00

A oficina da Escola de Negócios FHOX, com enfoque 100% no mercado de família e newborn, traz atividades personalizadas para cada participante, análise de mercado e exercícios práticos para ajuste de posicionamento. Ministrado por Leo Saldanha (FHOX), trata-se de uma oportunidade para entender algumas questões importantes. Aliás, uma delas, sempre ressaltada por Saldanha, é de que a culpa “não é do preço” entre outras desculpas comuns. Serão três horas dedicas à avaliação de oportunidades e ameaças que envolvem a fotografia de família e newborn.  

Saiba mais sobre o mediador da oficina

Leo Saldanha é publisher e editor da Revista FHOX. Formado em marketing e publicidade, é um grande pesquisador do mercado fotográfico e está sempre de olho nas tendências, oportunidades e ameaças na fotografia. Além de comandar o workshop Escola de Negócios FHOX, também produz o FHOXCast, podcast sobre o mercado fotográfico que traz notícias, entrevistas e atualizações sobre tudo o que envolve fotografia. 

Para se inscrever em qualquer uma das oficinas, clique aqui