Agenda 2 meses atrás | Thalita Monte Santo

Observador, um projeto que nasceu através da fotografia no hospital

Como resultado, um Livro e uma exposição fotográfica serão lançados no Palacete dos Leões no dia 25 de abril

por Revista FHOX

Faz mais ou menos uma semana que recebemos aqui na redação da FHOX uma edição do fotolivro Observador, uma publicação que traz imagens de crianças, funcionários, mães, voluntários do Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do país, localizado em Curitiba, Paraná.

As fotografias foram feitas a partir de uma imersão dos fotógrafos Tetê Silva, Gustavo Minas, Isabella Lanave e Ricardo Perini, e também de pacientes da instituição. Cada fotógrafo permaneceu no local por cerca de uma semana, registrando o movimento cotidiano das pessoas que circulam e permanecem por ali.

Observador
Foto: Divulgação

Fiquei sabendo também que o projeto Observador realizou, ainda, 16 oficinas de fotografia, ministradas por Ana Paula Lobo, voltadas às crianças e aos adolescentes atendidos no hospital. As oficinas começaram no mês de setembro de 2018 e, desde então, as mais diversas linguagens e técnicas fotográficas foram abordadas.

Os participantes tiveram contato com o equipamento fotográfico, os diferentes usos da luz e sombra na composição de imagens, macrofotografia, retratos, fotografia de objetos, lightpainting, sempre com uma grande liberdade de experimentação. Parte do resultado dessas ações também foi incluída no livro a ser lançado.

O livro vai ser lançado no dia 25 de abril, às 19h, no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Curitiba, Paraná. Além disso, acontecerá também a exposição Observador, com fotos do livro e outras inéditas.

A mostra, que contempla recursos de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e de baixa visão, permanecerá até 10 de maio no Palacete dos Leões. A entrada é gratuita e com visitação aberta de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30.

Vale a pena conhecer mais sobre o projeto.

Serviço: Lançamento do livro e abertura da exposição “Observador”
25 de abril de 2019 às 19h
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória, Curitiba – PR

O lançamento contará com a presença dos fotógrafos./ Valor do livro: R$ 10,00 no dia do lançamento, R$20,00 após o lançamento.

*A renda adquirida com a venda dos livros será integralmente revertida ao Hospital Pequeno Príncipe.

Exposição “Observador” – Entrada franca
Período de visitação: 26 de abril a 10 de maio de 2019
Horário: De segunda a sexta, das 12h30 às 18h30
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória. Curitiba – PR