Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

O que é especial merece ser fotografado

O hall da entrada principal da Prefeitura de São Paulo abrigará a partir de 29 de maio a “O que é especial merece ser fotografado”, composta por 21 fotografias cujos autores são alunos do projeto “Galera do Click”, jovens fotógrafos com Síndrome de Down.

[media-credit name=”Divulgação/Galera do Click” align=”aligncenter” width=”800″]Imagem-Divulgação-2---Galera-do-Click[/media-credit]

A mostra é organizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência- SMPED e estará aberta ao público até 2 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Durante os seis dias de duração da exposição, os alunos estarão presentes e fotografarão os visitantes.

As obras foram produzidas com equipamento semiprofissional utilizando a técnica de luz negra com flash e tinta neon. Os jovens com Síndrome de Down usaram suas colegas de curso como modelos.

[media-credit name=”Divulgação/Galera do Click” align=”aligncenter” width=”800″]Imagem-Divulgação---Galera-do-Click[/media-credit]

“A maior riqueza do ser humano é a diversidade, mas nossa sociedade não sabe lidar com o que é distinto. Uma mostra como essa estimula a arte, evidencia o quão belas são as diferenças e contribui para a desconstrução de preconceitos”, disse o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O projeto vem de 2013 e é iniciativa da fotógrafa Sandra Reis, que ministra aulas gratuitas de teoria e prática da fotografia para esses jovens. A ideia veio de sua experiência pessoal, pois Sandra tem um filho, Felipe, com Síndrome de Down.

Atualmente o projeto atende 69 alunos, divididos em quatro turmas, que realizam o curso profissionalizante, com aulas ministradas uma vez por semana, com duas horas de duração.