Exposições 4 anos atrás | Diogo Amorim

MIS recebe exposição de fotografias em 3D para deficientes visuais

Primeiro brasileiro a trazer a tecnologia de impressão 3D para a fotografia artística, Gabriel Bonfim exibe 24 obras em alto-relevo para portadores de deficiência visual

por Revista FHOX

No dia 12 de outubro, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe a exposição De Fotografia à Tactography™. Unindo seu olhar único da fotografia à tecnologia de Tactography™, uma espécie de impressão em alto-relevo, o artista brasileiro radicado na Suíça Gabriel Bonfim assina a exposição com uma montagem especialmente criada para os deficientes visuais. Tecnologia suíça, a Tactography™ escaneia o objeto fotografado e mapeia as proporções e profundidade para criação de peças em 3D. 

Exposição-Gabriel-BonfimGabriel Bonfim

“Os visitantes vão se deparar com um movimento diferente de uma exposição tradicional de fotografias. Desta vez, os portadores de deficiência visual serão conduzidos por guias no chão para tocar as obras em Tactography™, enquanto isso, os que têm visão apreciam as obras um pouco mais de longe, como peças brancas em relevo”, explica o fotógrafo Gabriel Bonfim.           

O curador suíço Thomas Kurer dividiu a exposição em três séries. Duas delas destacam Andrea Bocelli, famoso tenor italiano que faz turnê no Brasil em outubro, e o jovem bailarino catarinense Denis Vieira, integrante do Ballet da Ópera de Zurique. Cada série é composta por 12 imagens tridimensionais. A terceira parte é um pequeno recorte com cinco obras do trabalho autoral de Bonfim em fotografias tradicionais, propondo um olhar especial sobre pessoas em seus arredores, como séries sobre o grupo de fitness de rua Bar-Barians e dançarinos em Nova York e no Rio de Janeiro. Durante todo o tempo da exposição, um pianista estará presente tocando ao vivo um repertório que inclui diversas músicas de Bocelli.

“Nossa experiência com testes realizados em escolas de deficientes visuais de Zurique mostra que uma pessoa cega, com alguma prática, pode aprender a ler e a ver uma Tactography™ rapidamente”, afirma Gabriel Bonfim. “Um dos objetivos de nossa exposição em São Paulo é também motivar deficientes visuais a ler e, consequentemente, a vivenciar uma nova dimensão da percepção. A nova tecnologia de impressão de Tactography™ tridimensional cria uma oportunidade a mais para os deficientes visuais. Durante a exposição, iremos entrevistar visitantes cegos sobre suas experiências para melhorar ainda mais a técnica”, completa.

Graças à inovadora tecnologia de Tactography™, deficientes visuais podem “ver” fotografias com o tato. A máquina suíça faz um escaneamento do tema fotografado, ao trabalho do fotógrafo Gabriel Bonfim. A partir desse mapa digital, a impressora 3D revela a foto em reais proporções e profundidade, criando uma peça tridimensional que convida deficientes visuais a senti-las pelo tato.

A exposição, que tem entrada gratuita, acontece no foyer do Auditório MIS e segue em cartaz até o dia 22 de outubro. Na sequência a mostra segue para a Casa da Guia, em Portugal.

Sobre o artista

Gabriel Bonfim nasceu em São Paulo em 1990. Desde cedo desenvolveu uma grande afeição pela arte. Depois de dedicar três anos à faculdade de Direito e de trabalhar em um escritório de advocacia, ele decidiu dedicar-se permanentemente à fotografia. Como fotógrafo de moda, desenvolveu sua habilidade profissional e técnica. Depois de anos de aprendizado e viagens pela Holanda, Alemanha e Bélgica, mudou-se para a Suíça, onde conheceu Thomas Kurer atualmente gerente de seu acervo.

Serviço

O que
Exposição fotográfica
Quanto
Gratuito
Onde

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Quando

12 a 22 de outubro

Terças a sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das  11h às 20h

As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.