Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

MIS dedica o mês de maio à exposições fotográficas

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som dedica um espaço na agenda de programação para exposições exclusivamente de fotografias. Este ano, a mostra Maio Fotografia no MIS 2017 fica em cartaz de 13 de abril a 28 de maio, quando todos os espaços expositivos do Museu serão tomados por obras de artistas singulares e fundamentais na história da fotografia. A curadoria é de André Sturm.

[media-credit name=”Mauricio Lima” align=”aligncenter” width=”800″]6-Refugiados_Mauricio-Lima_01[/media-credit]

A edição de 2017 apresenta a exposição “Revista Camera – A fotografia dos séculos XIX e XX”, que surgiu a partir da coleção do fotógrafo Allan Porter, editor da cultuada revista suíça Camera. Outro destaque é “Farida, um Conto Sírio”, trabalho inédito do brasileiro Mauricio Lima, que acompanhou durante seis meses o fluxo migratório de refugiados do Oriente Médio à Europa.

[media-credit name=”Eugène Atget” align=”aligncenter” width=”793″]2-Revista-Camera_Eugène-Atget_-place-de-l'Ecole,-boutique-à-l'enseigne-du-Soleil-d'Or-(1)[/media-credit]

A mobgrafia, fotografia produzida em smartphones ou celulares, também estará presente. A mObgraphia Cultura Visual, dos fotógrafos Cadu Lemos e Ricardo Rojas, traz três exposições: Avessos e paradigmas, produção única de mobgrafias que abraça a inovação, a tecnologia e a inclusão dessa nova arte visual; o coletivo internacional Hikari Creative integra a mostra com suas produções com smartphones com a exposição A arte da observação urbana; e o Festival Latino-Americano de Mobgrafias (FLAMOB) apresenta as fotografias premiadas em seis categorias.

[media-credit name=”Mauricio Lima” align=”aligncenter” width=”800″]5-Refugiados_Mauricio-Lima_02[/media-credit]

O Maio Fotografia ainda traz a mostra “Passagens da inocência”, de Giullia Paulinelli, uma das artistas selecionadas pelo programa Nova Fotografia 2017, espaço do MIS dedicado a fotógrafos promissores. Completa a programação uma curadoria com acervo do próprio museu, intitulada “Caçador e construtor”.

[media-credit name=”Alexander Rodchenko” align=”aligncenter” width=”800″]1-Revista-Camera_Alexander-Rodchenko_-Moscou,-1932[/media-credit]

Cursos de fotografia

O MIS está com inscrições abertas para cinco cursos de fotografia: Introdução ao Fotojornalismo, de 20 de abril a 1º de junho; Fotografia de paisagens, de 2 a 11 de maio; Fotografia de moda, de 10 de abril a 10 de maio; Ensaios fotográficos, de 15 a 31 de mai; e Fotografia para câmeras compactas e smartphones, de 18 a 27 de abril). Em todos os cursos os alunos ganham um ingresso gratuito e participam de uma visita guiada pelo professor à exposição Maio Fotografia no MIS 2017.

[media-credit name=”Mauricio Lima” align=”aligncenter” width=”800″]4-Refugiados_Mauricio-Lima_03[/media-credit]

[media-credit name=”André Kertész” align=”aligncenter” width=”800″]3-Revista-Camera_-André-Kertész_Hungria,-1917.[/media-credit]