Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Marcio Scavone: o mestre retratista na Academia Paulista de Letras

Marcio Scavone é um dos grandes fotógrafos brasileiros em atuação. Especialista em retratos, ele retratou grandes personalidades como Pelé, Roberto Burle Marx, Fernanda Montenegro, Oscar Niemeyer, Paulo Autran, entre tantos outros. Premiado com o Leão de Ouro em Cannes e o Grand Clio em Nova York, Scavone foi escolhido como um dos 50 fotógrafos referência para o livro que celebrou os 50 anos das câmeras Hasselblad. O lançamento do livro e a posse na Academia Paulista de Letras ocorrem na próxima quinta (22/03) às 19:00 com presenças confirmadas de autoridades e celebridades como Jô Soares, Fernanda Lima, Lygia Fagundes Telles e Mauricio de Souza.

 

COPO DE LUZ, Ensaios sobre fotografia como arte e memória” foi o livro que levou o fotógrafo a ser convidado para assumir o posto no Academia Paulista de Letras. Trata-se do 11° livro do fotógrafo. A publicação aborda uma trajetória sobre as raízes de Scavone discorrendo sobre carreira, influências e uma discussão estética, cultural e artística sob a ótica do fotógrafo.
“Esse livro é um diário, são ideias de um fotógrafo que se formou no século 20, que entrou no século 21 suficientemente aberto e jovem para abraçar o digital e que agora se depara com essa avalanche de imagens e resolve fazer uma reflexão”. Sobre o retrato, sua especialidade ele diz. “A obrigação do retratista é mostrar o que o outro quer esconder. Todo retrato é um autorretrato” diz ele.

 

 

>> FOTOGRAFAR 2018: O GRANDE ENCONTRO DA FOTOGRAFIA BRASILEIRA 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.