Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


MAB-FAAP expõe produções de importantes fotógrafos brasileiros e estrangeiros

No próximo dia 10 de abril, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) inaugura a exposição “Retrato – Território da Fotografia“, que reúne obras de grandes fotógrafos, como Pierre Verger, Bob Gruen, Bob Wolfenson, Mario Testino, J.R. Duran, Klaus Mitteldorf, Luiz Tripolli, entre outros. A mostra é gratuita e começa com um recorte histórico, onde são distribuídos trabalhos fotográficos do século XIX e princípios do século XX.

Com curadoria de Rubens Fernandes Junior, pesquisador e crítico de fotografia, além de diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, a exposição está dividida em subtemas, como Clássicos, Moda, Cultura Pop, Artistas Visuais, Corpo e Retratos em Grupos. A mostra traz ainda outros recortes e contará com cerca de 90 imagens.

[media-credit name=”Bob Wolfenson” align=”aligncenter” width=”800″]3-Bob-Wolfenson[/media-credit]

O objetivo da exposição é indicar o retrato como um dos gêneros mais populares da fotografia, a partir de uma seleção de imagens que pertencem ao acervo do MAB-FAAP. “O retrato é o primeiro território da fotografia consolidado ao longo dos mais de 170 anos de história. Com este recorte, será possível atestar as diversas mudanças tecnológicas pelas quais passou a fotografia e a série de procedimentos técnicos que alterou profundamente os métodos e os estilos de representação”, diz o curador.

Clássicos

O público poderá apreciar imagens do francês Jean Moral, do alemão Horst P. Horst – conhecido como mestre da luz e da composição, do francês Pierre Verger e de German Lorca, um dos precursores da fotografia moderna brasileira.

Moda

Nesta seção estão nomes como Erwin Blumenfeld e Bob Wolfenson, uma das referências nacionais como retratista, fotógrafo de nu e de moda, que transita entre a publicidade e a arte.

[media-credit name=”Klaus Mitteldorf” align=”aligncenter” width=”800″]2-Klaus-Mitteldorf[/media-credit]

Cultura Pop

O público poderá ver retratos feitos por Bob Gruen, conhecido por suas fotografias de rock’n’roll, e Iolanda Huzak, cujas produções discutem predominantemente a mulher, o trabalho e a infância.

Artistas Visuais

Será possível ver retratados artistas visuais brasileiros consagrados, clicados por Juan Esteves, por Valdir Cruz, e por Miro, um dos fotógrafos de publicidade mais influentes no Brasil, que possui um estilo influenciado pelas artes cênicas.

[media-credit name=”Lívia Aquino” align=”aligncenter” width=”800″]1-Lívia-Aquino[/media-credit]

O Corpo

Essa seção nomes como Luiz Tripolli, J.R. Duran e Klaus Mitteldorf. Este último homenageado em exposição individual no MAB-FAAP em 2013.

Grupos

Nesta área, estão nomes como Pierre Verger, Bob Wolfenson e Mario Testino – que também já teve suas obras em mostra individual no MAB- FAAP em dois momentos: 1998 e 2014.