Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Lalo de Almeida, ganhador do World Press Photo 2022, conversa com o público no Sesc

Jasson Oliveira do Nascimento, a resident of the Arapixi Extractive Reserve in the Amazonas state, cuts the vegetation with the help of a chainsaw to make way for the canoe in the stream that leads to the Antimary Extractive Settlement Project, where they collect Brazil nuts. This area is being invaded by land grabbers who are deforesting the jungle, threatening the way of life of this traditional population.

Inscrições a partir do dia 26 de maio. Grátis. Vagas limitadas

Fotógrafo do jornal Folha de São Paulo, Lalo de Almeida conversa com o público no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP no dia 16 de junho. Na ocasião, ele apresenta o trabalho de documentação do projeto Distopia Amazônica, que resultou na conquista do World Press Photo 2022, o mais prestigiado prêmio de fotojornalismo do mundo.

O fotógrafo desenvolve um extenso trabalho de documentação na região desde 2009, momento em que começou a fotografar o processo de construção da usina de Belo Monte. A partir de um olhar crítico e comprometido com a questão ambiental, Lalo de Almeida registrou as profundas transformações pelas quais passa a região amazônica, marcada nos últimos anos pelo intenso processo de desmatamento e conflitos agrários que afetam a vida de diversas comunidades, especialmente, indígenas e quilombolas. 

Almeida, que obteve o referido prêmio este ano na categoria Projeto de Longo Prazo, já havia conquistado o World Press Photo 2021 na categoria Meio Ambiente, com imagens sobre os incêndios no Pantanal. Os prêmios atestam o reconhecimento internacional do importante trabalho desenvolvido pelo fotógrafo brasileiro, assim como, da urgência da questão ambiental no país. Ele estudou fotografia no Instituto Europeo di Design em Milão, Itália. Há 28 anos trabalha para o jornal Folha de S. Paulo onde desenvolve narrativas multimídias premiadas internacionalmente.

Serviço:

Amazônica nas Fotografias de Lalo de Almeida –

Prêmio World Press Photo

Dia 16/6, quinta, das 19h às 21h.

Grátis, mediante inscrição.

Atividade presencial.

Inscrições na Central de Atendimento ou pelo site sescsp.org.br/cpf