Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Festival Volante – Artes Visuais Intinerantes realiza performances e oficinas

Xilomóvel2

Nos dias 10 e 11 de dezembro , o Festival Volante – Artes Visuais Itinerantes acontece entre 14h e 20h. Os oito ateliês móveis que participam do festival são o Ateliê Nômade, Fotomóbil Narrativas da Luz, Grafatório, Julia Goeldi, L.Amb Laboratório Ambulante, Oficina do Olhar, Sericleta e o próprio Xilomóvel. O evento conta, também, com o show das bandas Čao Laru  e The Dead Rocks.

Há também um outro coletivo convidado, chamado Paraísos Íntimos, que ocupa o espaço Ateliê Preparado, dentro de um vagão de trem. Funciona como um laboratório onde os artistas podem experimentar a relação entre o seu trabalho de criação coletiva, a mobilidade e a interação com o público em trânsito.

Um livro-sanfona sensível à luz, negativos digitais com formas misteriosas e pequenos objetos formam o mini kit, a partir do qual os participantes são convidados a intuir narrativas ao positivar imagens, que só se revelarão por completo ao serem expostas à radiação solar ou às luzes azuis dos baús itinerantes. Os visitantes são instigados a imaginar formas e exercitar o olhar nas composições entre as dobras do livro e as manchas fotossensíveis da cianotipia. Essa experiência acontece no ateliê do Fotomóbil Narrativas da Luz.

O L.Amb Laboratório Ambulante ensina processos analógicos de fotografia por meio de uma câmera Pin-hole, facilmente construída pelos alunos. Nessa câmera, a luz penetra somente por meio de um pequeno orifício, feito com uma agulha. A revelação da imagem é feita em um laboratório adaptado em um dos vagões de trem ainda existentes na Estação.

Ainda sobre fotografia, as pessoas têm a opção de conhecer, na Oficina do Olhar, o processo fotográfico analógico em uma câmera Lambe-lambe ou câmera-caixote, aparato fotográfico utilizado por fotógrafos de rua no Brasil no início do século XX, em que a fotografia é capturada e revelada na mesma hora.