Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Galeria Oriente recebe exposição sobre mudanças urbanas no Rio de Janeiro

[media-credit name=”Luiz Baltar” align=”alignleft” width=”277″]image003[/media-credit]

A partir do dia 27 de agosto a Galeria Oriente é palco da exposição “Tudo é passageiro”, do fotógrafo Luiz Baltar. As imagens são o recorte de uma documentação que o artista iniciou em 2012 sobre o Rio de Janeiro e as mudanças urbanas que começavam a sair do papel. Os registros foram feitos com o celular através das janelas dos ônibus. A entrada é gratuita.

“A cidade que observo se transforma no mesmo ritmo das cenas que passam pelas janelas. Uma rápida olhada e já foi. Na memória, apenas fragmentos. Capturar essas imagens passou a fazer parte da minha rotina e o celular um companheiro inseparável. O uso do celular, de maneira despretensiosa e ‘lúdica’ no começo, me permitiu explorar uma nova linguagem pessoal dentro da fotografia,” explica o fotógrafo.

Sobre Luiz Baltar:

[media-credit name=”Luiz Baltar” align=”alignright” width=”300″]image004[/media-credit]

Luiz Baltar acredita na fotografia como forma de expressão ativista e crítica, daí sua busca em estabelecer um diálogo entre fotografia e questões sociais, sobretudo no que diz respeito ao olhar sobre a cidade. Os temas centrais de seus projetos autorais e documentações fotográficas são território, cultura e direito à cidade, com interesse em movimentos sociais, mobilidade urbana e direito à moradia. Colabora com publicações impressas e eletrônicas, no Brasil e no exterior, através de fotos e matérias sobre direitos humanos.