Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Funarte lança publicações com ênfase em preservação fotográfica

Duas publicações serão lançadas pela Fundação Nacional de Artes – Funarte – neste 21 de junho, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo, no Rio de Janeiro.

A primeira delas é “O Uso criativo de acervos fotográficos”, que completa o oitavo volume dos Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica, produzido pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF). A outra publicação é um guia geral, chamado “Arquivos e Coleções Privados Cedoc/Funarte”, produzido pelo Centro de Documentação e Informação (Cedoc), ambos editados pelo Centro de Programas Integrados (Cepin) da Funarte.

Ambos os livros resultam do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Cepin no sentido de capacitar profissionais na área de preservação fotográfica e de divulgar o rico acervo do Cedoc.

funarte

O Uso criativo de acervos fotográficos” é baseado numa série de oficinas ministradas entre 2013 e 2015 pelo autor, Pedro Karp Vasquez, abordando o trabalho de curadoria e de montagem de exposições fotográficas de forma criativa. Entre os temas abordados Na obra estão curadoria, criatividade, montagem de exposições, direitos de propriedade intelectual, sugestões para elaboração de projetos e um capítulo com estudo de caso sobre o Instituto Moreira Salles.

Arquivos e Coleções Privados Cedoc/Funarte – Guia Geral” é voltada para pesquisadores e reúne informações básicas sobre cada acervo privado da instituição, tais como: a procedência, o doador, o período compreendido, os idiomas, a dimensão, a descrição quantitativa, o estágio de tratamento e os instrumentos de pesquisa disponíveis para cada acervo.