Eventos 4 anos atrás | Redação

Fotô Editorial lança livro de ensaio fotográfico experimental

Em 1º de dezembro, editora lança "Lugar Onde o Tempo Sofre", de Marcelo Costa e o segundo da Coleção de "Ensaios Fotográficos"

por Revista FHOX

Apropriando-se de imagens de ex-votos de mulheres que fazem promessas em troca da cura de alguma enfermidade, Marcelo Costa cria simbologias que divagam entre a fragilidade do ser e a força da natureza. Intercaladas às imagens das mulheres que por meio da dor buscam o contato com o divino, a edição traz imagens de paisagens revolvidas pela ação do homem. Do estranhamento em reunir ícones tão díspares, surge um vetor em ambos os conjuntos que apontam para a ideia dos ciclos vitais e da transcendência da matéria.

foto-5

Para os editores Eder Chiodetto e Fabiana Bruno, as estratégias do artista, que incluem submeter as imagens a um banho de café e cinzas de cigarro, geram uma tensão particular, como assinalam nesse trecho do texto de apresentação do livro. “Marcelo Costa, em Lugar onde o Tempo Sofre, nos convida à profanação das imagens, desacomodando-as do lugar onde se encontram circunscritas a uma determinada função social para dotar de liberdade seus desdobramentos simbólicos. Nesse Lugar onde o tempo sofre, a paisagem corrompida e o feminino diante da dor existencial tensionam a capacidade de representação enfática da fotografia e deslocam-se em velocidade desmesurada a uma noção desconcertante do tempo”, explicam.

foto-4

O livro, com tiragem de 500 exemplares, pode ser adquirido no site da editora, que comemora seu primeiro mês com desconto de 20% no site até o dia 20 de dezembro – os outros títulos já lançados pela Fotô são NIMBUS, de Elaine Pessoa; Serra da Ermida 357, de Daniela de Moraes e Nervuras Noturno, de Alice Grou.

Serviço

O que
Lançamento do livro
Quanto
Entrada franca
Onde

Fotô Editorial – Rua Lisboa, 328, Pinheiros, São Paulo

Quando

1º de dezembro, às 19h30

As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.