Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Festival de Fotografia de Tiradentes celebra 10 anos com inédita versão on-line

A edição comemorativa dos 10 anos do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, em sua inédita versão on-line foi aberta na última sexta-feira (6/11) às 19h30 com uma live com a participação da equipe responsável pelo evento. Nesta primeira atividade foi anunciada a programação completa. 

“Em função da pandemia, este ano produziremos conteúdos exclusivos para o ambiente digital. Teremos palestras, exposições, mostra de portfólios, debates e vídeos oferecidos gratuitamente ao público”, explicou o organizador do Festival, Eugênio Sávio.

Segundo ele, estão programadas mais de 30 atividades on-line, até o dia 5 de dezembro, reunindo cerca de 80 profissionais de renome da fotografia nacional e internacional. Entre os brasileiros, há representantes de pelo menos 12 estados. Já os estrangeiros são originados de países da Europa, das Américas do Sul e do Norte e do Oriente Médio.

A live de abertura do Festival poderá ser acompanhada, nesta sexta-feira, entre 19h30 e 21h30, pelo Youtube e pelo Facebook do Foto em Pauta.

Mostra de portfólios

Já neste sábado, às 15h, a atração é a ‘Mostra de Portfólios’, com a apresentação dos artistas Angela Macário, Bruna Veloso, Emrah Kartal, Leonardo Martins e Mario Baptista.

Pensada inicialmente para se realizar de forma presencial, em março deste ano, a mostra é resultado da convocatória pública na qual mais de 100 artistas enviaram seus trabalhos. A seleção ficou sob a responsabilidade de Marcia Mello e Cesar Barreto.

Abertas ao público, que poderá se inscrever gratuitamente no sympla.com.br/fotoempauta, a ‘Mostra de Portfólios’ acontecerá numa sala Zoom. Cada artista selecionado fará a sua apresentação e ‘especialistas’ convidados pela organização do Festival farão comentários.

Exposição Luz do Norte

Paralelamente ao Festival on-line, a exposição Luz do Norte: Foto em Pauta na Estrada – Amazônia continua aberta ao público na galeria do Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, em Tiradentes. Este é o único evento presencial da edição 2020 do Festival de Fotografia realizado há 10 anos nessa cidade histórica.

Inaugurada no dia 23 de outubro, marcando a reabertura do Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, fechado desde 19 de março em função da pandemia da Covid 19, a exposição ‘Luz do Norte: Foto em Pauta na Estrada – Amazônia’ poderá ser visitada até o dia 21 de novembro próximo. O funcionamento é entre terça-feira e sábado, das 10h às 19h. 

Resultado da viagem de duas semanas da equipe do Festival a quatro capitais do Norte do país – Belém, Manaus, Rio Branco e Porto Velho –, em janeiro deste ano, a mostra reúne 34 artistas que tiveram trabalhos selecionados entre mais de 100 inscritos.

Com curadoria dos fotógrafos João Castilho e Pedro David, a exposição está baseada em três grandes temas considerados comuns aos locais visitados: experimentalismo, atualidade amazônica e cotidiano da região. No total, estão expostas 126 fotografias e são exibidos três vídeos. 

Saiba mais: http://fotoempauta.com.br/festival2020/

Serviço

10º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta

Realização: Lei Federal de Incentivo à Cultura

SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA/MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL 

Patrocinadores: CBMM e Banco Itaú 

Organizador: Eugênio Sávio (31 99222-5222)

Nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/fotoempauta/
Flickr: www.flickr.com/photos/fotoempauta/
Instagram: @fotoempauta
Twitter: www.twitter.com/fotoempauta/
Youtube: www.youtube.com/user/fotoempauta