Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Festival Internacional de Fotografia de Brasília abre inscrições para edição desse ano

O Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS) 2019/2020 abriu as inscrições para a próxima edição do evento, que acontece em novembro. Fotógrafos profissionais e amadores podem participar enviando trabalhos por meio do site do festival  até o dia 16 de julho. A última edição do festival teve mais de 12 mil inscritos, e mostrou que a fotografia está no compasso de um século marcado pela difusão de imagens e informações, impulsionou uma cidade da fotografia.

[media-credit name=”Francisco Willian Saldanha” align=”alignnone” width=”1024″]Brasília[/media-credit]

 

Em 2019, o objetivo dos organizadores é transformar o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show em patrimônio cultural da capital do País. Sobre o evento do ano passado, Roger Nimer, diretor executivo do BPS e fala: “Em quatro dias de atividades, recebemos um público de mais de 15 mil pessoas entre brasilienses, turistas brasileiros e estrangeiros. A Cidade da Fotografia abrigou uma exposição com mais de 2,5 mil fotos de 2,3 mil fotógrafos – incluindo trabalhos de deficientes físicos, visuais e profissionais com Síndrome de Down”.

Os visitantes também participaram de experiências fotográficas, shows culturais, talks e workshops temáticos com ícones da fotografia no Brasil, feira de tecnologia de imagem, lançamento de livros, e ainda puderam curtir um museu da fotografia e a entrega de prêmios. Um dos pontos altos do evento foi a acessibilidade. Todas as palestras apresentadas tiveram tradução em Libras para os surdos e a exposição contou com visitação guiada para os deficientes físicos e visuais.

[media-credit name=”Márcia da Silva” align=”alignnone” width=”1024″][/media-credit]

Mais categorias e prêmios em 2019

Além das 16 categorias disponibilizadas aos participantes em 2018, a edição de 2019/2020 oferecerá mais quatro opções aos fotógrafos. Os novos quesitos são: foto de drone, melhor registro de parques nacionais, áreas de conservação e preservação e melhor foto de gastronomia. “Como, em 2020, Brasília completa 60 anos, também teremos uma categoria especial para a melhor foto da capital do País, que certamente está no rol das cidades mais fotogênicas do planeta”, acrescenta Edu Vergara, idealizador e curador do BPS.

Com agenda inclusiva, a edição passada recebeu inscrições de brasileiros e estrangeiros, profissionais, amadores e até fotógrafos adolescentes. Os participantes enviaram imagens feitas de celulares, de câmeras digitais amadoras ou equipamentos mais sofisticados.

[media-credit name=”Edgar Nunes Corrêa” align=”alignnone” width=”1024″][/media-credit]

 

Edu Vergara sublinha que a essência do Brasília Photo Show está na democratização da arte, da fotografia. “Depois de encerradas as inscrições, as imagens passam pelo crivo de galeristas nacionais e internacionais. Em uma segunda fase, é a interação do público nas redes sociais que apontam os cliques vencedores. O potencial artístico é o fator mais relevante, entre outras questões”, revela o fotógrafo. As observações do público nos comentários sobre as fotos, segundo ele, são levadas em consideração e muitas vezes chamam a atenção para aspectos não percebidos pelo júri.

Exposições e Talks

As exposições de 2019 celebram o acesso à arte. Elas integram um ciclo de mostras em espaços abertos, com livre acesso ao público, nas estações do metrô de Brasília. A primeira mostra está aberta até o dia 2 de maio, na Estação Central. Depois será a vez da Estação Galeria, Águas Claras, Praça do Relógio e Terminal Ceilândia, respectivamente. Durante a itinerância, talks com expoentes da fotografia e debates de temas ligados a essa arte também estão confirmados.

Programação de Exposições em Brasília:

  • Estação Central: 22/04 a 02/05
  • Estação Galeria: 03/05 a 13/05
  • Estação Águas Claras: 14/05 a 23/05
  • Estação Praça do Relógio: 24/05 a 03/06
  • Terminal Ceilândia – 04/06 a 13/06

[media-credit name=”Dario Oliveira” align=”alignnone” width=”1024″][/media-credit]

SERVIÇO

  • Inscrições para o Brasília Photo Show 2019/2020
    • Data: De 21 de abril a 16 de julho de 2019
    • VALOR DAS INSCRIÇÕES: Os fotógrafos que inscreverem até 2 (duas) fotos não pagam inscrição. A partir da terceira foto inscrita, há cobrança de R$25 por imagem. Menores de 18 anos não pagam inscrição mas podem inscrever apenas duas fotos no festival.
  • Cidade da Fotografia Brasília Photo Show 2018/2019
    • Local: Centro de Convenções de Brasília
    • Data: Entre os dias 15 e 18 de novembro