Fotografar 8 meses atrás | Redação

Gilmar Silva anima os participantes no último dia de Congresso Fotografar

“É errando, errando e errando que a gente chega lá”

por Revista FHOX

Com muito bom humor e descontração, Gilmar Silva arrancou gargalhadas e palmas dos participantes, no último dia de Congresso Fotografar. Apresentando suas primeiras experiências, ela falou da evolução e construção da fotografia em sua vida.

Segundo ele, tudo o que aprendeu, em questões de técnica, foi através da internet, dos vídeos tutoriais no Youtube.  “É errando, errando e errando que a gente chega lá”, comentou.

Gilmar Silva
Gilmar Silva apresentando uma de suas primeiras fotos – Edilaine Fortunato

Durante sua apresentação ele também aconselhou o público e revelou alguns de seus segredos, como observar tudo o que realmente está em volta da situação e que pode ser fotografado. A criatividade tem de ser a peça chave para uma boa construção de imagem.

“Observe tudo o que está à sua volta. Perspectiva é muito importante, utilize a luz a seu favor. Fotografar não é só técnica e sim um conjunto de técnica, figurino e produção”, disse.

Sobre sua série LUGAR X FOTO, Silva revelou que tudo é uma questão de olhar a cena de um jeito diferente e que, quando ele começou a postar o antes e o depois de suas fotos nas redes sociais não imaginava que teria tanta repercussão.  

Gilmar apresenta a foto que definiu seu pensamento sobre ser fotógrafo profissional – Foto: Gleicy Ferreira

Ele explicou também que só chegou até onde está hoje porque continuou persistindo, buscando informação e ideias novas.

“A nossa evolução na fotografia não acontece de uma hora para a outra, é uma construção”, afirmou Gilmar Silva.

Gilmar Silva
A animação do público só demonstra o quanto a palestra foi boa – Foto: Nicole Evelyn